Imagem da receita

Boeuf bourguignon

Apesar de ser uma preparação simples, da cozinha caseira na França, o boeuf bourguignon tem jeito de prato especial, porque a carne é ensopada no vinho. É receita ideal para aqueles dias de transformar a cozinha em refúgio: ele fica horas na panela e, assim, a gente vai deixando a correria para trás.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve8 porções

para a marinada

Ingredientes

  • 1 kg de músculo
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto
  • 2 folhas de louro
  • 6 ramos de tomilho

Modo de preparo

Corte o músculo em cubos médios de cerca de 3 cm e transfira para uma tigela. Junte as folhas de tomilho, o louro e o vinho. Leve à geladeira para marinar por, no mínimo, 2 horas (se preferir, deixe a carne marinando na noite anterior ao preparo, mas não deixe passar de 12h).

para o ensopado

Ingredientes

  • 200 g de cogumelos-de-paris frescos
  • 2 cenouras
  • 2 talos de salsão (sem as folhas)
  • 500 g de cebola pérola (cerca de 25 unidades)
  • 3 dentes de alho
  • ⅓ de xícara (chá) de bacon em cubos (70 g)
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de água
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • brotos de hortaliças a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a cenoura em meias-luas grossas de 1,5 cm. Lave, seque e corte o salsão em fatias grossas de 1,5 cm, na diagonal. Descasque e pique fino os dentes de alho. 
  2. Sobre uma tigela, passe os cubos de carne por uma peneira grande (ou escorredor), pressionando bem com uma espátula para escorrer o líquido da marinada.
  3. Reserve o líquido da marinada com as ervas e volte a carne para a tigela (nem precisa lavar). Tempere a carne com 1 ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto, salpique com a farinha e misture com as mãos para envolver todos os cubos — essa técnica chamada singer serve para engrossar o molho durante o cozimento. 
  4. Leve uma panela grande (que comporte no mínimo 4 litros) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure os cubos de carne, em etapas, sem amontoar — se colocar tudo de uma vez só, a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar e o resultado será um ensopado menos saboroso. Transfira a carne dourada para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com azeite a cada leva.
  5. Mantenha a panela em fogo médio, adicione o bacon e mexa até começar a dourar. Acrescente o alho, o extrato de tomate e mexa por 1 minuto. Regue com o o líquido da marinada reservado (com as ervas), a água e misture bem para dissolver os queimadinhos do fundo da panela. 
  6. Junte a cenoura e o salsão picados, volte a carne para a panela e misture. Tempere com sal e pimenta a gosto e mantenha a panela em fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por mais 1 hora e 15 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, prepare a cebola. 
  7.  Após 1h15 de cozimento, junte as cebolas descascadas inteiras ao ensopado e deixe cozinhar por mais 15 minutos até que a cebola, os legumes e a carne estejam macios.
  8. Enquanto isso, com um pano de prato úmido (ou papel toalha), limpe os cogumelos – evite lavar sob água corrente, eles absorvem a água e perdem sabor. Corte cada cogumelo em quartos (se estiverem muito pequenos, corte ao meio).
  9. Assim que a carne estiver macia e o molho encorpado, misture os cogumelos e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal e a pimenta. Sirva com brotos de hortaliças variadas (ou salsinha picada).

para descascar as cebolas

Modo de preparo

  1. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, corte e descarte as pontinhas de cada cebola pérola (lado oposto à raiz). Separe uma tigela grande com água e cubos de gelo.
  2. Assim que a água ferver, mergulhe as cebolas e deixe cozinhar por 3 minutos. Com uma escumadeira, transfira as cebolas para a tigela com água gelada e mantenha imersas por 2 minutos – o choque térmico cessa o cozimento e solta a casca das cebolas.
  3. Para descascar e manter as cebolas inteiras: segure a cebola pela base próxima da raiz e aperte delicadamente para soltar a casca.

 

CEBOLAS DOURADAS

Se quiser preparar um clássico revisitado, sirva as cebolas douradas em vez de cozinhar com a carne. Depois de descascar, corte cada cebola ao meio e leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Regue com um fio de azeite e coloque as cebolas, uma ao lado da outra, com o lado cortado para baixo. Deixe dourar por 3 minutos, vire e doure o outro lado por mais 1 minuto. 

PARA CONGELAR

Divida o ensopado em porções, preenchendo até ¾ do recipiente, pois o líquido expande ao congelar. Se for usar saquinhos com fechamento hermético, elimine o ar ao máximo antes de fechar. Deixe amornar um pouco e leve à geladeira para terminar de esfriar, antes de colocar no congelador ou freezer.

PARA DESCONGELAR

Deixe descongelar na geladeira por no mínimo 7 horas antes de aquecer. Se decidiu recorrer ao boeuf bourguignon congelado sem se planejar, coloque a porção diretamente na panela, tampe e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até descongelar – só regue com um pouco de água fervente se necessário para o caldo não secar. Outra opção: se você congelou em porções individuais, leve ao micro-ondas para aquecer por 5 minutos, mexendo na metade do tempo para que descongele por igual.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha