Imagem da receita

Ensopado de músculo com um toque de limão

Não se surpreenda se esse preparo aparecer semanalmente no cardápio de casa. É prático, acessível e delicioso!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 kg de músculo
  • 2 tomates maduros
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 xícaras (chá) de água
  • caldo e raspas de 1 limão
  • 2 ramos de tomilho fresco
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora na hora a gosto
  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • ½ colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo

  1. Corte o músculo em cubos de cerca de 4 cm, descartando os excessos de gordura. Mantenha a carne em temperatura ambiente enquanto prepara o restante dos ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela.
  2. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, descasque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Leve uma chaleira com um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para aquecer.
  3. Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue a panela com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente a carne em etapas  – se colocar tudo de uma só vez, a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar. Tempere a carne com sal e deixe dourar bem por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira para uma travessa e repita com o restante da carne, regando a panela com azeite e temperando com sal a cada leva.
  4. Mantenha a panela em fogo médio, regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o tomate, o alho, o tomilho e refogue por mais 3 minutos – raspe bem o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos da carne no refogado.
  5. Volte a carne dourada para a panela e misture bem. Regue com 2 xícaras (chá) da água quente e misture bem. Adicione o caldo de limão e tempere com 1 colher (chá) de sal. Tampe a panela e aumente o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
  6. Desligue o fogo e atenção: deixe todo o vapor sair antes de abrir a tampa. Enquanto isso, leve uma frigideira com a manteiga ao fogo médio. Junte a farinha e mexa bem até ficar dourada – a farinha ajuda a engrossar o molho.
  7. Adicione uma concha do caldo do ensopado à frigideira e misture com o batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Junte essa mistura ao ensopado e volte a panela (sem a tampa) ao fogo alto. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez quando, até o molho encorpar. Finalize com as raspas de limão e sirva a seguir.

Pode congelar

Pode congelar o ensopado mas não acrescente as raspas de limão. Transfira o ensopado para o potes preenchendo ⅔ da capacidade do volume – lembre-se que o líquido expande ao ser congelado. Dura até 3 meses congelado.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha