Imagem da receita

Escondidinho de mandioca com carne-seca

Clássico brasileiro, o escondidinho pode parecer trabalhoso mas compensa cada etapa do preparo (que pode ser distribuído em dias diferentes para facilitar). Ele rende que é uma beleza e funciona como prato único.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve8 porções

PARA A CARNE-SECA

Ingredientes

  • 1 kg de carne-seca
  • 2 tomates maduros
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 5 ramos de salsinha
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Corte a carne-seca em cubos de 7 cm – é o tamanho ideal para dessalgar a carne. Lave bem sob água corrente e coloque os cubos em uma tigela.
  2. Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 12 horas – troque a água da carne-seca pelo menos 2 vezes durante a dessalga.
  3. Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão, cubra com água até completar metade do volume da panela, tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  4. Descasque e pique fino as cebolas e os alhos. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha.
  5. Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo. Espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (se preferir, levante a válvula com um garfo para acelerar o processo). Reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e transfira a carne para uma travessa. Descarte o excesso de gordura e desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos.
  6. Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer regue com 2 colheres (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Acrescente o alho, o tomate e mexa por 1 minuto. Regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a carne desfiada, tempere com sal e pimenta e refogue por 2 minutos para absorver os sabores. Junte a água do cozimento reservada, a salsinha e misture bem. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.

PARA O PURÊ DE MANDIOCA E MONTAGEM

Ingredientes

  • 1 kg de mandioca descascada
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 ½ colheres (sopa) de manteiga
  • sal a gosto
  • 1 xícara (chá) de queijo de coalho ralado fino

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 240° C (temperatura alta).
  2. Corte a mandioca em fatias grandes de 8 cm. Coloque na panela de pressão cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela, e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.
  3. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Escorra a água da mandioca e transfira os pedaços para uma panela grande.
  4. Descarte a fibra central e, com um amassador de legumes, amasse os pedaços ainda quentes dentro da própria panela (se preferir, amasse a mandioca com um garfo).
  5. Adicione o leite e leve a panela ao fogo baixo. Mexa bem com uma espátula por cerca de 5 minutos até formar um purê bem cremoso. Tempere com sal e misture a manteiga.
  6. Para montar os escondidinhos: preencha 8 ramequins individuais com a carne-seca refogada; cubra com o purê de mandioca e polvilhe com o queijo coalho ralado. Leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e sirva imediatamente. Fica uma delícia com molho lambão


OBS: Se preferir, monte o escondidinho num único refratário grande que possa ir ao forno.


DICA DE PLANEJAMENTO

Fazer escondidinho pode parecer trabalhoso, mas com planejamento tudo fica mais fácil. Você pode preparar o refogado de carne-seca no dia anterior e o purê no dia da montagem, ou deixar os ramequins montados na geladeira para gratinar apenas na hora de servir (nesse caso lembre-se de retirar o escondidinho da geladeira enquanto o forno pré-aquece).