Imagem da receita

Espaguete ao alho e óleo

Esta é uma daquelas receitas-salvação para os dias em que a geladeira está mais deserta que o Arizona. Encontre um pacote de espaguete, alho e azeite e você terá um prato muito saboroso.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 500 g de espaguete
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 5 dentes de alho grandes
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1 pimenta dedo-de-moça inteira

Modo de preparo

1. Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto.

2. Descasque os dentes de alho e corte em lascas ou em fatias finas. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio, acrescente o azeite e espere aquecer.

3. Quando aquecer, coloque a pimenta inteira e as lascas de alho. Assim que começar a dourar, retire as lascas de alho com uma escumadeira para não queimar. Transfira para um prato forrado com papel-toalha. Desligue o fogo e reserve o azeite para depois. Se preferir, despreze a pimenta.

4. Logo que a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.

5. Em seguida, despeje com cuidado o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o macarrão para a panela (sem a água). Leve ao fogo alto apenas para aquecer, junte o azeite reservado e misture bem. Se for preciso, regue com um pouco mais de azeite.

6. Desligue o fogo, junte a metade das lascas de alho e misture. Transfira o macarrão para uma travessa e salpique com o restante do alho. Sirva imediatamente com queijo parmesão ralado.