Imagem da receita

Espaguete ao molho de gorgonzola, manteiga e pinoli

Quem gosta de gorgonzola vai amar este espaguete. Para completar, esta massa leva um toque especial de pinoli, um saboroso pinhãozinho que pode ser encontrado em lojas de produtos árabes.


AutorPacifico Paoli

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 500 g de espaguete
  • 100 g de manteiga
  • 200 g de queijo gorgonzola
  • 50 g de pinoli
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.

2. Sobre uma tábua, corte o gorgonzola em cubinhos. Reserve.

3. Numa frigideira, coloque os pinoli e leve ao fogo médio para tostar. Sacuda a frigideira para que eles não queimem. Quando estiverem tostados, desligue o fogo e reserve.

4. Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Em seguida, adicione o gorgonzola picado e os pinoli tostados. Tempere com pimenta-do-reino e mexa bem. Desligue o fogo.

5. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para uma travessa ou para pratos individuais. Com uma colher, distribua o molho de gorgonzola sobre o macarrão. Sirva quente.
Sugestão de
cardápio