Imagem da receita

Espetinho de pêssego com calda de vinho

A sobremesa foi parar no palito! E longe de ser qualquer sobremesa. Os pêssegos grelhados no espeto ficam macios e mais docinhos. Para servir, calda de vinho e uma colherada de mascarpone.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve10 espetos (4 pessoas)

PARA A CALDA DE VINHO

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de vinho tinto
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 tira de casca de laranja

Modo de preparo

Numa panela pequena, misture o vinho com o açúcar. Junte a tira de laranja e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos até formar uma calda fina. Para saber o ponto: cubra as costas de uma colher com a calda, e passe o dedo indicador formando uma linha, a calda não deve escorrer. Desligue o fogo, transfira para uma molheira e deixe esfriar em temperatura ambiente.

PARA OS ESPETINHOS

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Numa assadeira coloque 10 palitos de bambu pequenos, cubra com água e deixe imersos – isso evita que queimem ao grelhar.
  2. Lave delicadamente os pêssegos sob água corrente e seque bem. Mantenha a casca e corte cada um ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em 2 gomos, descarte o caroço e corte cada gomo ao meio – ao todo você vai ter 16 pedaços por pêssego.
  3. Espete 3 pedaços de pêssego no palito, deixando a parte cortada plana para as laterais – assim a lateral fica em contado com grelha para dourar.
  4. Leve uma bistequeira (ou frigideira) antiaderente ao fogo médio para aquecer. Coloque ½ colher (chá) de manteiga e deixe derreter. Polvilhe os pêssegos com açúcar e disponha um ao lado do outro na bistequeira, com a parte cortada para baixo. Deixe dourar por 1 minuto de cada lado. Atenção: quanto mais maduro estiver o pêssego mais rápido fica pronto.
  5. Transfira os espetos grelhados para uma travessa e repita com o restante. Sirva a seguir com uma colherada de queijo mascarpone e a calda de vinho.