Imagem da receita

Espetinho de quiabo

O quiabo viajou para o Japão e virou robata. No palito, com molhinho de limão e pimenta, ficou irresistível. Até quem tem birra de quiabo vai gostar. Mas, olha, nesta receita o molho é essencial. Nada de querer pular essa etapa!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve10 espetos (4 pessoas)


Ingredientes

  • 40 quiabos pequenos a médios (cerca de 400 g)
  • 1 colher (sopa) de pimenta calabresa
  • raspas de 2 limões
  • caldo de 1 limão
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • ½ colher (sopa) de sal
  • azeite a gosto para grelhar

Modo de preparo

  1. Numa assadeira pequena coloque dez espetos de bambu pequenos, cubra com água e deixe imersos enquanto prepara os outros ingredientes – isso evita que eles queimem na hora de grelhar.
  2. Lave e seque bem os quiabos – eles devem estar bem secos mesmo, para absorver os sabores do tempero. Numa tigela pequena, misture bem a pimenta calabresa, as raspas de limão, o caldo do limão, o azeite e o sal.
  3. Retire os palitos de bambu da água e monte os espetinhos: coloque quatro quiabos por palito, espetando perpendicularmente cada um bem no centro.
  4. Leve uma grelha de ferro (ou bistequeira) ao fogo alto para aquecer. Pincele o molho, nos dois lados dos quiabos. Quando a grelha estiver bem quente, disponha os espetos na chapa, um ao lado do outro – se não couberem todos de uma vez, divida o preparo em levas. Deixe grelhar por cerca de 3 minutos, de cada lado, ou até que fiquem bem dourados. Sirva a seguir.

 

Fora do espeto

Para sair do Happy Hour e virar acompanhamento do pê-efe, você pode preparar os quiabos sem os espetos. Coloque os quiabos um ao lado do outro na bistequeira (ou frigideira) para grelhar, mexendo de vez em quando. Só não se esqueça do molho!