Imagem da receita

Espetinhos de camarão picante

A mistura de ervas e especiarias deixa o camarão que já é todo trabalhado no sabor ainda mais delicioso. Em forma de espetinho, é sabor de brisa do mar batendo no rosto e areia encostando no pé.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 kg de camarão tipo rosa grande (26 unidades)
  • 2 colheres (chá) de orégano seco
  • 4 ramos de tomilho fresco
  • 1 ½ colher (chá) de cominho em pó
  • 1 ½ colher (chá) de páprica picante
  • 1 pitada de pimenta-de-caiena
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Separe 26 espetos de bambu pequenos.
  2. Para limpar os camarões: retire a cabeça e a casca, mantendo o rabinho dos camarões – pode guardar estas partes na geladeira para preparar um caldo. Com um palito de dentes, fure o dorso do camarão, puxe delicadamente e enrole a tripinha para descartar – se quebrar, faça um furo mais adiante e repita a operação. Mantenha os camarões limpos numa tigela sobre gelo para garantir o frescor enquanto limpa o restante.
  3. Tempere os camarões com todos os ingredientes, com exceção do sal e azeite.  Misture bem para envolver toda a superfície dos camarões, cubra e deixe marinar por 20 minutos na geladeira.
  4. Enquanto isso, coloque os espetos de bambu numa tigela, cubra com água e deixe imerso até a hora de montar os espetinhos – isso evita que queimem na hora de grelhar.
  5. Passado o tempo da marinada, escorra a água dos espetos de bambu e espete um camarão em cada, como na foto. Transfira os espetinhos montados para um prato e tempere com o sal a gosto.
  6. Leve uma frigideira antiaderente (ou bistequeira) ao fogo médio para aquecer. Regue os espetinhos com azeite a gosto e coloque quantos couberem na frigideira, um ao lado do outro, sem amontoar. Regar os camarões com azeite antes de colocá-los na frigideira ajuda a diminuir a fumaça na cozinha. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado.
  7. Transfira os espetinhos grelhados para uma travessa e repita com o restante. Sirva a seguir, fica uma delícia com farofa de coco.
Sugestão de
cardápio