Imagem da receita

Espetinhos de lula

Esses espetinhos lembram os pintxos, petiscos bascos quase sempre servidos no palito. As lulas, cortadas no tamanho de um bocado, ficam lindas, saborosas, com gostinho de churrasco. Arrasam na edição especial do happy-hour ou naquele almoço caprichado de fim de semana de verão.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve4 porções


Ingredientes

  • 500 g de lulas pequenas, limpas com pele e tentáculos
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque 20 espetos de bambu num copo alto, cubra com água e deixe imersos enquanto prepara as lulas – isso evita que os palitos queimem na hora de grelhar.
  2. Corte cada lula ao meio, no sentido do comprimento. Reserve os tentáculos inteiros. Com a ponta de uma faca, faça riscos no lado oposto da pele – assim os pedaços encolhem menos ao grelhar.
  3. Para montar os espetinhos: escorra a água dos palitos de bambu e espete uma metade de lula em cada um. Monte também espetinhos com 2 tentáculos. Transfira para um prato e tempere com o sal e pimenta a gosto.
  4. Leve uma frigideira antiaderente (ou grelha) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com um fio de azeite e coloque quantos espetinhos couberem, um ao lado do outro, sem amontoar. Deixe dourar por 1 minuto de cada lado, transfira para um prato e repita com o restante, regando a frigideira com um fio de azeite a cada leva.
  5. Sirva os espetinhos como entrada ou petisco, acompanhado de molho pesto.
Sugestão de
cardápio