Imagem da receita

Espinafre com passas brancas

Uma boa forma de mudar a cara do refogado do dia a dia é incluir ingredientes diferentes, caso das uvas-passas brancas. Hidratadas com rum, dão um charme e sabor inigualável ao prato.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 maço de espinafre
  • ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
  • ¼ de xícara (chá) de rum
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Lave o maço de espinafre sob água corrente. Separe as folhas dos talos e deixe de molho por 10 minutos em água com solução desinfetante ou vinagre. Reserve os talos para outra preparação (picado e refogado no arroz fica ótimo).

2. Enquanto o espinafre fica de molho, aproveite para hidratar as passas: numa tigela pequena, junte as uvas-passas e o rum e deixe descansar até a hora de usar.

3. Numa tábua, descasque e pique fino o alho.

4. Transfira as folhas de espinafre para um escorredor. Não escorra a água, assim, as sujeirinhas ficam no fundo da tigela.

5. Leve ao fogo médio uma frigideira grande, de preferência antiaderente. Quando aquecer, junte o azeite e o alho e dê uma chacoalhada. Retire a frigideira do fogo (para não ter perigo de o álcool pegar fogo) e junte as passas com o líquido.

6. Volte a frigideira ao fogo médio e, quando o líquido evaporar, junte as folhas de espinafre. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa por cerca de 3 minutos ou até que o espinafre murche. Desligue o fogo, verifique os temperos e sirva a seguir.