Imagem da receita

Espiral de banana caramelizada

Por dentro, a banana macia. Por fora, uma casquinha crocante que quebra na boca. Na primeira mordida já dá para sacar como essa sobremesa que leva ingredientes tão simples é maravilhosa. E fica linda!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve8 porções


Ingredientes

  • 2 bananas-da-terra maduras
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de gengibre em pó
  • 2 xícaras (chá) de óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Separe 8 espetos de bambu médios para churrasco.
  2. Num prato fundo, misture o açúcar, a canela e o gengibre em pó. Descasque e corte a banana em 4 pedaços, no sentido da largura. Seque bem cada pedaço com papel toalha – assim elas não escorregam na hora de cortar.
  3. Espete um palito em cada pedaço de banana, no sentido do comprimento. Com uma faca pequena, corte a banana em espiral: apoie na tábua, corte e gire a banana ao mesmo tempo, usando o palito como limite para não cortar as fatias até o fim; com as mãos afaste as fatias para ficar no formato de espiral.
  4. Passe as espirais de banana pela mistura de açúcar com canela e gengibre – com uma colher, coloque açúcar também entre as fatias para cobrir toda a superfície da fruta. Deixe as bananas absorverem um pouco do açúcar por alguns minutos.
  5. Enquanto isso, coloque o óleo numa panela pequena de lateral alta e leve ao fogo médio para aquecer. Separe uma travessa antiaderente para colocar as bananas carameladas depois de fritas – evite utilizar papel toalha, pois ele gruda na fruta.
  6. Atenção para o ponto do óleo: ele não pode estar muito quente para evitar que as bananas queimem, teste o ponto com um pedacinho da fruta coberta com açúcar – tem que formar as bolhinhas de fritura em torno da fruta, que não pode afundar. Se afundar, é porque o óleo está frio. Segurando pelo palito, mergulhe delicadamente no óleo quantas espirais couberem, uma ao lado da outra. Abaixe o fogo e deixe fritar por cerca de 2 minutos até a superfície ficar caramelada e brilhante.
  7. Com uma pinça (ou escumadeira), retire as bananas e deixe escorrer bem o óleo. Transfira as espirais para a travessa antiaderente e repita com o restante – se necessário, retire porções de açúcar queimado do óleo com a escumadeira. Deixe amornar antes de servir. Fica uma delícia com sorvete de baunillha e com creme batido.


OBS: prepare essa sobremesa na hora de servir, evite armazenar as espirais por muito tempo pois o caramelo derrete.