Imagem da receita

Farfalle ao molho cremoso de bacalhau e aspargos

Bem cremoso, esse farfalle com bacalhau e aspargos é delicioso, prático e super elegante.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 300 g de gravatinha
  • 2 postas de bacalhau congelado e dessalgado
  • 1 litro de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 maço de aspargos frescos
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho
  • caldo e raspas de 1 limão
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Na véspera, transfira as postas de bacalhau do congelador para a geladeira - é sempre melhor descongelar no dia anterior.

2. Lave as postas de bacalhau em água corrente, transfira para uma panela média e cubra com o leite. Leve ao fogo médio, quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

3. Com uma escumadeira, retire as postas de bacalhau e transfira para um prato. Coe e reserve o leite - ele será usado para fazer o molho branco. Desfie as postas para formar lascas grossas e reserve. 

4. Prepare o molho branco: na mesma panela (nem precisa lavar) coloqque a manteiga e leve ao fogo médio; quando derreter, junte a farinha e mexa com uma colher de pau por 2 minutos. Retire do fogo e junte metade do leite usado para cozinhar o bacalhau, mexa bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo médio, junte a outra metade do leite e mexa até engrossar um pouco, por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo, tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. Reserve.

5. Lave e seque bem os aspargos. Segure no caule, quebre a parte mais dura (oposta a cabeça do aspargo) de cada um deles - você pode reservar essa base para fazer caldos. Corte o talo em 3 partes iguais.

6. Leve ao fogo alto uma panela grande com água salgada (em seguida ela será usada para cozinhar o macarrão). Separe uma tigela média com água e gelo. Assim que a água ferver, junte os aspargos e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Com uma escumadeira, retire da água fervente e transfira para a tigela com gelo.

7. Mantenha a panela com água fervente em fogo médio e coloque o macarrão. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem até ficar al dente.

8. Enquanto isso, descasque e pique fino os dentes de alho.

9. Passe o macarrão pelo escorredor e reserve. Volte a panela (sem água) ao fogo médio e regue com o azeite. Junte o alho, as lascas de bacalhau e mexa bem. Misture o molho branco, as raspas e o caldo do limão. Junte o macarrão cozido e misture delicadamente.

10. Acrescente os aspargos, reservando algumas pontas para decorar os pratos. Misture delicadamente e sirva a seguir.