Imagem da receita

Flor de cebola assada

Cebola é cebola. Mas cebola em flor… Ah, é totalmente demais. Ela fica adocicada e linda. Prepare em dias de festa – ou para dar charme a uma refeição bem no meio da semana!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 cebolas roxas pequenas
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

2. Corte a ponta do topo (lado contrário ao da raiz) e descasque as cebolas com cuidado para mantê-las inteiras. Corte o excesso da raiz apenas para as cebolas ficarem em pé - mantenha a base que une as pétalas para as cebolas não desmancharem.

2. Para cortar a cebola: apoie o lado da raiz sobre a tábua. Com a faca, faça 4 cortes em x no sentido do comprimento, para dividir a cebola em 8, sem chegar até a raiz - deixe cerca de ⅓ da base sem cortar para manter a cebola unida ao abrir. Transfira para uma assadeira, com a base da raiz para baixo, e repita com o restante.

3. Numa tigela pequena, misture o vinagre balsâmico com o azeite e regue sobre as cebolas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

4. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 25 minutos - a cebola vai abrir como uma flor. Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 10 minutos para dourar. Sirva a seguir como acompanhamento de grelhados, assados ou simplesmente para incrementar os pratos do dia-a-dia.