Imagem da receita

Flor de abacaxi

Parece só decoração, até que você come e descobre que o sabor e a textura são incríveis! Sirva com salada ou arroz de forno, fica delicioso.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Servecerca de 20 unidades


Ingredientes

  • ½ abacaxi

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 90°C (temperatura baixa) – caso seu forno não tenha essa medida, selecione a temperatura mais baixa possível e fique de olho: os tempos dessa receita variam de acordo com o tipo de forno.
  2. Descarte a coroa e descasque o abacaxi. Passe uma faca de legumes bem rente a superfície para eliminar os “olhinhos” do abacaxi e manter o formato da fruta.
  3. Com uma faca bem afiada, corte o abacaxi em rodelas bem finas – quanto mais finas forem as fatias, mais rápido elas desidratam. Tente manter um padrão para que elas assem por igual. Seque bem as fatias de abacaxi com papel-toalha ou um pano de prato e distribua em duas assadeiras grandes, uma ao lado da outra, sem sobrepor.
  4. Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora até que comecem a secar. Retire a assadeira do forno e com um garfo, vire as fatias. Volte ao forno e deixe assar por mais 40 minutos até ficarem douradas, secas, mas ainda maleáveis.
  5. Retire a assadeira do forno e encaixe as fatias ainda quentes dentro de forminhas de mini-muffin (ou empadinhas) para modelar. Atenção: tem que ser rápido, as fatias esfriam rapidamente e podem quebrar.
  6. Desligue o forno e volte as forminhas com as flores ao forno desligado. Deixe secar até que estejam firmes, secas e no formato de flor. Desenforme e utilize a seguir para decorar bolos, tortas, na salada ou como petisco.


Como armazenar


Caso não utilize no dia, conserve as flores de abacaxi depois de frias num pote com fechamento hermético ou numa tigela bem fechada com filme plástico por até 1 semana. Caso as flores amoleçam, volte ao forno baixo para secar novamente.