Imagem da receita

Frango assado com laranja e alecrim

Quem disse que frango assado não pode ser o astro na ceia de Natal? Ele não deve em nada ao peru. Aliás, sai na frente: é encontrado na versão in natura, sem aqueles temperos feitos na fábrica e cheios de aditivos químicos. E, olha, se a família for grande, é só assar mais de um. Você encontra as instruções certinhas no fim da receita.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve6 porções

PARA O SORO

Ingredientes

  • 1 frango inteiro, com pele, de cerca de 2 kg
  • ½ xícara (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Confira o especial de receitas Natal Panelinha 2018

  1. Numa tigela bem grande, misture o sal com o açúcar e 2 litros de água.
  2. Retire o frango da geladeira e, com uma tesoura ou faca, corte e descarte o excesso de pele e gordura. Reserve os miúdos do frango na geladeira para uma outra receita – você pode preparar uma farofa.
  3. Transfira o frango para a tigela e, se necessário, complete com mais água – a ave deve ficar completamente imersa no soro. Tampe e deixe hidratar por 30 minutos fora da geladeira. O frango não pode estar gelado na hora de ir para o forno, caso esteja muito calor, mantenha a tigela dentro da geladeira nos primeiros 15 minutos do soro.

PARA ASSAR

Ingredientes

  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • 1 ½ colher (chá) de páprica
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • caldo de 1 laranja-baía (cerca de ½ xícara)
  • 4 ramos de alecrim
  • 2 laranjas-baía
  • 2 cabeças de alho inteiras
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Separe um rolo de barbante de algodão para amarrar o frango.
  2. Retire o frango do soro e lave em água corrente para tirar o excesso de sal. Transfira o frango, com a abertura para baixo, para um escorredor e deixe por alguns minutos para tirar o excesso de água. Enquanto isso prepare a manteiga temperada.
  3. Caso a manteiga esteja gelada, coloque numa tigela e leve para rodar por alguns segundos no micro-ondas até ficar no ponto pomada, ou seja, macia mas sem derreter. Acrescente 2 colheres (chá) de sal, a páprica, o gengibre e misture para formar uma pastinha.
  4. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango por dentro e por fora – quanto mais sequinho estiver, mais crocante fica a pele. Transfira para uma assadeira grande, com o peito para cima e, com as pontas dos dedos, solte delicadamente a pele do peito do frango – tomando cuidado para não rasgar a pele.
  5. Espalhe bem a manteiga temperada entre o peito e a pele, sobre a pele e sob e sobre a pele e por toda a superfície do frango. Misture o caldo de laranja com o vinho e regue na assadeira – assim o frango permanece úmido ao assar e ganha mais uma camada de sabor.
  6. Corte um pedaço de barbante e amarre as coxinhas – além de ficar mais bonito, isso faz que o frango asse por igual e mantenha a umidade interna.
  7. Corte apenas as pontas das cabeças de alho (oposta à raiz); corte uma laranja em quartos e outra em rodelas grossas.
  8. Distribua as laranjas cortadas e a cabeças de alho na assadeira, regue com azeite a gosto e tempere com sal e pimenta a gosto.
  9. Leve a assadeira ao forno para assar por cerca de 30 minutos até a pele do frango começar a dourar. Abaixe a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média), junte os ramos de alecrim e deixe assar por mais 1 hora. Ao longo desse período, verifique o líquido da assadeira, caso necessário regue com ½ xícara (chá) de água para não secar. O cálculo é de 45 minutos no forno para cada quilo de frango. Ao longo desse período, verifique o líquido da assadeira, caso necessário regue com ½ xícara (chá) de água para não secar.
  10. Para verificar se o frango está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Caso a pele do frango comece a dourar em excesso, cubra com um pedaço de papel-alumínio.
  11. Retire o frango do forno, cubra com papel-alumínio e deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos antes de cortar – assim os sucos da carne se redistribuem e o frango fica mais suculento. Sirva a seguir.

Quer assar mais de um frango?


Caso seu forno seja grande e você queira assar 2 frangos numa assadeira de uma só vez para o Natal: dobre a quantidade de ingredientes da manteiga temperada e a quantidade do líquido da assadeira também. Atenção: utilize uma assadeira maior para que o calor se distribua entre os frangos. Fique atento apenas ao tempo do forno, ele é praticamente o mesmo para a receita de 1 peça, mas pode variar um pouco dependendo do tamanho do seu forno.

Se for fazer 3 frangos numa mesma assadeira, use as seguintes medidas:

Para a manteiga temperada:

150g de manteiga
2 colheres (sopa) de sal
1½ colher (sopa) de páprica
1 colher (sopa) de gengibre

Para o líquido da assadeira:

½ xícara (chá) de vinho branco
caldo de 2 laranjas-baía (cerca de 1 xícara)

 

Presentão de Natal: livro ou louça?

O frango assado com laranja e alecrim está servido na Travessa Folha [canela] do Acervo Panelinha