Frango assado prático

Essa é uma versão crocante e suculenta do frango assado tradicional. Só que de um jeito menos trabalhoso de fazer. Ótimo e prático de preparar para a família num almoço de fim de semana. Experimente!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 frango de 2 Kg
  • 1 xícara (chá) de sal
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 cebola
  • 1 cabeça de alho

Modo de preparo

1. Retire os miúdos do frango e guarde na geladeira ou no congelador. Eles não serão usados nesta receita mas podem ser usados em outras preparações, como uma farofa ou caldo.

2. Lave o frango e, com uma tesoura ou faca, retire o excesso de gordura. Com o dedo indicador, solte a pele do peito do frango.

3. Para hidratar, deixe o frango num soro caseiro por 40 minutos: numa tigela bem grande, coloque o sal, o açúcar e misture bem. Coloque o frango na tigela e espalhe a mistura por dentro e por fora. Tempere também o peito de frango, sob a pele. Junte a cebola descascada e cortada ao meio. Cubra com água, tampe a tigela e reserve fora da geladeira.

4. Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta).

5. Depois de hidratar, retire o frango do soro, lave sob água corrente para retirar o excesso de tempero e escorra por uns minutinhos. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango. Quanto mais sequinho ele estiver, mais crocante fica a pele.

6. Coloque o frango seco num refratário, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto. Se quiser, amarre as coxinhas com um barbante. Corte uma tampa da cabeça de alho e coloque a parte de baixo no refratário. Leve ao forno para assar por 1 hora e 30 minutos. Atenção: nos primeiros 15 minutos, mantenha a temperatura a 220 °C; em seguida, abaixe para 180 °C (temperatura média) e mantenha no forno por mais 1 hora e 15 minutos. O cálculo é de 45 minutos no forno para cada quilo.

7. No final do tempo, quando o frango estiver dourado, verifique se ele está completamente assado. Basta furar a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se ainda tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve voltar ao forno por mais alguns minutos. Se a parte externa do frango estiver começando a queimar, cubra com papel-alumínio. Teste novamente até que o líquido saia limpo.

8. Retire o frango do forno e deixe descansar em temperatura ambiente, coberto com papel-alumínio, por cerca de 15 minutos, isso faz com que ele fique mais suculento.

9. Destrinche o frango começando pela coxa, depois corte as asas e, por último, o peito. Transfira para uma travessa com a cabeça de alho assada. Sirva a seguir.