Imagem da receita

Frango com quiabo

Frango com quiabo é uma instituição mineira. Para que mexer na receita? Mas por que não mexer? Oh, dúvida, oh, céus. Variar sabores deixa a mesa mais rica — e diverte o dia a dia. Nesta versão, vai cominho e pimentão: textura e aroma diferentes do original. Mas, nó, gente, fica bom demais da conta.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 frango inteiro, de cerca de 1,5 kg
  • 200 g de quiabo (cerca de 20 unidades)
  • 2 limões
  • 1 cebola
  • 1 tomate
  • 1 dente de alho
  • 1 pimentão
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Prepare o tempero para o frango: descasque e pique fino o alho e a cebola; lave, seque, e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubinhos; lave, seque e corte os tomates ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubinhos; misture todos esses ingredientes numa tigela.

2. Lave o frango em água corrente, por dentro e por fora, e seque com um pano de prato limpo (coloque o pano para lavar separadamente logo em seguida). Apoie na tábua e destrinche o frango, cortando as coxas, sobrecoxas, peito (em quatro partes) e asinhas. Transfira os pedaços de frango para a tigela com os legumes, tempere com sal, pimenta-do-reino e o cominho. Misture bem, cubra com filme e leve para marinar na geladeira por 30 minutos.

3. Enquanto isso, lave bem os quiabos sob água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com água, regue com o caldo de 1 limão e deixe de molho por 15 minutos.

4. Escorra a água, lave novamente os quiabos e seque com um pano de prato limpo. Corte as pontas e mantenha os quiabos inteiros. Corte apenas 3 quiabos ao meio, no sentido do comprimento para usar na decoração.

5. Retire o frango da geladeira e raspe a superfície com uma colher para retirar o excesso do tempero - reserve o tempero, ele será usado no refogado. Leve uma panela ou chaleira com 1 litro de água ao fogo alto para ferver.

6. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os pedaços de frango em etapas: primeiro coloque as coxas e sobrecoxas e deixe dourar de todos os lados. Com uma pinça, transfira para um prato e repita o processo com os peitos e as asinhas, regando com o restante do azeite.

7. Mantenha a panela em fogo médio, acrescente o tempero do frango reservado e refogue até murchar. Volte o frango à panela e cubra até a metade dos pedaços com a água fervente. Com uma espátula, raspe o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Deixe cozinhar por 20 minutos - se necessário, regue com mais água fervente.

8. Junte os quiabos inteiros à panela, tempere com sal e deixe cozinhar por mais 20 minutos, com a tampa entreaberta. Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo alto. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e doure as metades de quiabo reservados por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

9. Assim que o caldo do frango engrossar, desligue o fogo e transfira para uma travessa. Decore com os quiabos grelhados e sirva a seguir