Fritata de batata

A fritata, uma espécie de prima mais generosa da omelete, pode ser preparada com legumes, queijos, carnes ou que mais a sua imaginação, ou estômago, mandar. E o melhor é que como a receita é para um, você não vai precisar dividir com ninguém!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve1 porção


Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 batata
  • 1 cebola
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) cebolinha picada
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Se você preferir finalizar o preparo da fritata na frigideira não é preciso preaquecer o forno.

2. Descasque e coloque a batata numa panela pequena. Cubra com água, junte 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo médio para cozinhar. O tempo de cozimento pode variar de acordo com a batata, ela deve estar cozida mas ainda firme - verifique o ponto espetando com um garfo. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

3. Descasque e fatie a cebola em meias luas finas. Reserve. Numa tigela pequena, quebre os ovos. Acrescente metade do queijo ralado, a cebolinha picada, a água e tempere com sal e pimenta-do-reino. Bata bem com um garfo para misturar.

4. Assim que estiver cozida, escorra a batata por uma peneira e passe sob água corrente por alguns segundos para amornar. Sobre a tábua, corte a batata em rodelas médias - se estiver muito quente, utilize um pano de prato para segurar a batata.

5. Leve ao fogo médio uma frigideira média que possa ir ao forno. Quando estiver quente, adicione o azeite e mexa a frigideira para untar todo fundo. Acrescente a batata e a cebola fatiadas. Deixe dourar por cerca de 4 minutos, mexendo com uma espátula para dourar por igual.

6. Junte a mistura de ovos batidos, misture e acomode as batatas para nivelar a fritata. Deixe cozinhar até que a base esteja firme e dourada - verifique com a espátula, desgrudando as bordas da frigideira.

7. Para terminar o cozimento no forno: polvilhe a fritata com o queijo parmesão restante; leve ao forno e deixe assar por cerca de 10 minutos, até dourar (se o seu forno tiver a opção grill, 5 minutos são suficientes). Para finalizar o cozimento na frigideira: com uma espátula, descole as laterais e base da fritata; incline a frigideira e escorregue a fritata para um prato; cubra com a frigideira e vire o prato de uma só vez; polvilhe com o restante do queijo ralado e volte a frigideira ao fogo médio para cozinhar e dourar o outro lado da fritata.

8. Assim que estiver dourada, retire a frigideira do forno (ou desligue o fogo) e sirva a seguir direto da frigideira.