Imagem da receita

Fritata de batata com cebola

Fritata é a versão italiana da omelete. Essa, com recheio de batata e cebola é finalizada no forno: nem precisa saber virar a omelete na frigideira!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 6 ovos
  • 2 batatas
  • 1 cebola
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

2. Descasque e passe as batatas num fatiador de legumes para fazer rodelas finas (se preferir, fatie bem fino com a faca).

3. Numa frigideira antiaderente média que possa ir ao forno (nós usamos uma de 24 cm de diâmetro), coloque o azeite, as fatias de batata e misture bem com uma espátula - assim todas as fatias ficam untadas com o azeite. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula, até que as bordas comecem a ficar translúcidas.

4. Enquanto isso, descasque e corte a cebola em meias-luas finas, com cerca de 0,5 cm. Afaste as batatas para um dos lados da frigideira, deixando metade do fundo livre e acrescente a cebola. Com uma pinça, distribua as fatias de batata por cima da cebola - assim a batata continua cozinhando sem o risco de queimar ou grudar no fundo da frigideira. Tempere com sal e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos sem mexer, até começar a dourar. Enquanto isso prepare os ovos.

5. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior - se um estiver estragado você não perde a receita. Tempere com sal e pimenta-do-reino e bata bem com um garfo para a misturar as claras com as gemas.

6. Assim que as batatas e as cebolas começarem a dourar, misture com uma espátula e junte os ovos batidos. Com a espátula, ajeite as cebolas e as batatas para nivelar e deixar a fritata uniforme. Deixe cozinhar por apenas 1 minuto até que o fundo da fritata comece a endurecer - ela vai terminar de cozinhar no forno.

7. Desligue o fogo e leve a frigideira ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 15 minutos até inflar e dourar. Retire do forno e sirva a seguir. Essa fritata fica uma delícia servida com tapenade de azeitonas.

Fritata de refratário

Se você não tem uma frigideira inteira de inox que vá ao forno, não deixe de fazer essa receita. Antes de misturar os ovos, transfira as batatas e cebolas douradas para um refratário untado com azeite. Acrescente os ovos batidos e leve ao forno para assar.