Imagem da receita

Gefilte fish

Quem conhece adora. Quem não conhece tem que experimentar este delicado bolinho de peixe, um clássico da cozinha judaica.


AutorDenise Kahn

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções

Para os bolinhos

Ingredientes

  • 4 kg de carpa ou tainha
  • 3 cebolas
  • 4 ovos
  • 3 colheres (sopa) de farinha de matzá
  • ½ xícara (chá) de água ou o suficiente para dar a liga na massa
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Com uma faca, retire as espinhas, as cabeças e as caudas dos peixes. Reserve as espinhas e as cabeças para o preparo do caldo. Corte a carne dos peixes em pedaços médios. 
  2. No processador de alimentos, coloque um pouco da carne dos peixes e triture. Repita a operação até triturar todo o peixe restante. 
  3. Descasque as cebolas e rale cada uma delas na parte fina do ralador. Reserve. 
  4. Numa tigela grande, junte o peixe triturado com as cebolas raladas, a farinha de matzá, os ovos, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem com as mãos. 
  5. Acrescente água, aos poucos, para dar liga à mistura. A massa não poderá ficar muito mole, pois serão feitas bolinhas com ela. 
  6. Molhe as mãos com água. Com a ajuda de uma colher (sopa), retire cerca de 2 colheres (sopa) da massa e faça um bolinho de formato ovalado, usando as mãos. A cada três bolinhos feitos, molhe as mãos novamente para evitar que a massa grude. Faça bolinhos com toda a massa. 
  7. Numa panela grande, coloque o caldo de peixe (veja receita abaixo) e leve ao fogo baixo para ferver. Quando o caldo levantar fervura, acrescente os bolinhos e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, sempre em fogo baixo. 
  8. Com uma escumadeira, retire cuidadosamente os bolinhos do caldo. Sirva quente ou frio.

Para o caldo

Ingredientes

  • 4 cebolas picadas
  • 2 cenouras picadas
  • 2 talos de salsão picados

Modo de preparo

  1. Numa panela grande, coloque a cebola, a cenoura e o salsão. Leve ao fogo médio para refogar por 5 minutos, mexendo sempre. Junte as espinhas e cabeças de peixe, misture e deixe cozinhar por mais 10 minutos. 
  2. Adicione 3 litros de água à mistura e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, por 45 minutos. Depois de cozido, tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. 
  3. Passe o caldo por uma peneira bem fina e reserve. Jogue fora os legumes e as espinhas de peixe. 
  4. Transfira o caldo para uma panela grande.
Sugestão de
cardápio