Imagem da receita

Gemada perfeita

Gemada é comida de infância, para tomar no café da manhã. Em dias frios, no fim de tarde, ganha uma colherada de vinho do Porto (para os adultos!). Não é receita para preparar sozinho: para ficar no ponto, quanto mais gemas, melhor.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 5 gemas
  • 5 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Na batedeira, em velocidade alta, bata as gemas até formar um creme claro, isso leva cerca de 5 minutos. Sem parar de bater, junte o açúcar aos poucos, e deixe bater por mais 10 minutos até formar uma gemada bem pálida, quase branca e ultra-cremosa – se necessário, no meio do processo, pare de bater e raspe a lateral e fundo da tigela com uma espátula para incorporar melhor o açúcar às gemas. Sirva a gemada pura, com café ou vinho do porto.

Dica

Para separar as gemas das claras: quebre um ovo de cada vez numa tigela pequena e utilize um separador de claras e gemas ou a mão como uma peneirinha – se um estiver estragado você não perde a receita. Transfira as gemas para a tigela da batedeira e reserve as claras em outra tigela.

As claras duram 2 dias na geladeira ou até 1 mês no congelador (na hora de usar, basta descongelar de uma dia para o outro na geladeira ou em banho maria). Experimente preparar um merengue suíço ou cocadinha francesa.

 

Sugestão de
cardápio