Imagem da receita

Hambúrguer (com linguiça) e vinagrete de chuchu

Esta é uma receita para fazer sucesso com os amigos. O hambúrguer, super saboroso, leva linguiça calabresa e é servido com o surpreendente vinagrete de chuchu.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções

PARA O VINAGRETE

Ingredientes

  • 1 chuchu grande (ou 2 pequenos)
  • 1 cebola roxa
  • 1 xícara (chá) de tomate sweet grape
  • caldo de 3 limões
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 1 ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Comece o preparo pelo vinagrete: descasque, lave sob água corrente e seque bem o chuchu com um pano de prato limpo - assim ele não escorrega na hora de cortar; corte em cubos pequenos de 1 cm e transfira para uma tigela. 
  2. Lave, seque e corte os tomates ao meio. Descasque e fatie a cebola em meias luas finas. Transfira os legumes para a tigela com o chuchu, regue com o caldo de limão, o azeite e tempere com o sal. Misture bem e deixe descansar por cerca de 20 minutos para curtir. Enquanto isso, prepare os hambúrgueres.

PARA OS HAMBÚRGUERES

Ingredientes

  • 600 g de fraldinha moída
  • 1 gomo de linguiça calabresa fresca (cerca de 150 g)
  • 2 cubos de gelo
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Com a ponta da faca, corte apenas a pele da linguiça e descarte. Transfira a carne para o processador de alimentos, junte os cubos de gelo e bata até triturar bem - o gelo ajuda a manter a temperatura da carne fria na hora de bater. 
  2. Transfira a linguiça moída (com os cubos de gelo) para uma tigela e junte a fraldinha. Misture bem com as mãos para deixar a textura e sabor dos hambúrgueres uniforme. Atenção: não precisa temperar com sal. Divida em 4 bolas e transfira para uma travessa (se não for grelhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar fria). 
  3. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e coloque uma bola de hambúrguer. Disponha uma espátula reta sobre a bola e, com o fundo de um pote de vidro, pressione delicadamente para dar forma ao hambúrguer. Com o polegar, faça uma marca no centro - isso evita que o hambúrguer fique curvado enquanto grelha. 
  4. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Vire novamente e deixe dourar por mais 1 minuto de cada lado até ficar ao ponto - no total o hambúrguer fica cerca de 6 minutos na frigideira. Faça quantos hambúrgueres couberem na sua frigideira de cada vez. 
  5. Transfira o hambúrguer pronto para um prato e cubra com uma tampa ou tigela para não esfriar enquanto grelha o restante. Sirva a seguir com o vinagrete de chuchu.

 

Capriche no acompanhamento

Batatas rústicas são o complemento perfeito para deixar a refeição completa, com cara de lanchonete mas toda caseira!