Imagem da receita

Inhame ao murro

Para preparar esta versão brasileira das batatas ao murro, tem um passo a mais: lavar e esfregar bem com uma escovinha os inhames sob água corrente, para tirar os pelinhos da casca. Depois de cozidos, murro neles!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 inhames (cerca de 500 g)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • tomilho a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Regue uma assadeira pequena com 1 colher (sopa) de azeite.

2. Com uma escovinha para legumes, lave bem os inhames sob água corrente, esfregando bem para tirar os pelinhos da casca. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve para cozinhar em fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixar cozinhar por mais 30 minutos, até ficarem macios.

3. Assim que estiverem cozidos, escorra a água. Sobre a tábua, abra um pano de prato limpo e coloque um inhame, ainda quente, no centro - cuidado para não se queimar. Dobre o pano sobre o inhame e dê um murro certeiro para achatar levemente o inhame, sem rachar completamente. Transfira para a assadeira e repita com os demais.

4. Debulhe as folhas de tomilho sobre os inhames, regue com o azeite restante e tempere com sal a gosto - o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante.

5. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até ficarem dourados. Retire do forno e sirva a seguir. Fica ótimo servido com ragu de carne.

Veja este e outros preparos com Inhame:

Sugestão de
cardápio