Imagem da receita

Iogurte caseiro

Você só precisa de dois ingredientes pra fazer seu iogurte em casa: leite e um potinho de iogurte natural, sem açúcar. Quem vai fazer a mágica da fermentação é o calor! Por isso, muita atenção às temperaturas no processo.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve1 kg (4 xícaras)


Ingredientes

  • 1 litro de leite integral tipo A
  • 1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g)

Modo de preparo

  1. Retire o iogurte da geladeira e deixe em temperatura ambiente – ele não pode estar gelado na hora de misturar com o leite. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta) por 15 minutos – após esse período, desligue o forno e deixe a porta fechada para manter o calor.
  2. Enquanto o forno aquece, coloque o leite numa panela média e leve ao fogo baixo. Mexa delicadamente com uma espátula por cerca de 15 minutos até começar a formar espuma na superfície. Atenção: não deixe ferver! Nesta etapa é importante mexer para impedir a formação de nata. Se você estiver usando um termômetro culinário, meça a temperatura: o leite deve atingir 90 ºC.
  3. Transfira o leite para uma tigela de cerâmica, vidro, ou panela de ferro – quanto mais calor o recipiente retiver, melhor para manter a temperatura de crescimento dos lactobacilos.
  4. Espere o leite amornar, mexendo de vez em quando. Para verificar a temperatura, coloque o dedo indicador dentro do leite – você deve conseguir mantê-lo por 10 segundos. Se estiver usando um termômetro culinário, a temperatura ideal neste momento é  45 ºC. Esse é ponto chave da receita: se o leite estiver muito quente, mata os micro-organismos responsáveis pela formação do iogurte; se estiver muito frio, não estimula o crescimento e atividade dos micro-organismos.
  5. Numa tigela pequena coloque o iogurte e misture bem com uma concha do leite morno até dissolver. Acrescente a mistura ao restante do leite, misturando delicadamente.
  6. Leve a mistura para fermentar: tampe a tigela com filme e embrulhe num pano grosso ou cobertor – a ideia é manter o leite aquecido. Coloque a tigela embrulhada dentro do forno aquecido (desligado) e deixe por no mínimo 8 horas até formar o iogurte (esse processo pode levar de 8 a 12 horas, dependendo da temperatura ambiente).  Potinhos individuais: se preferir, em vez de fermentar a mistura na tigela grande, você pode distribuir em 8 potes de vidro individuais com tampa – é mais fácil de acertar.
  7. Depois de pronto, leve a tigela ou os potes com o iogurte para firmar na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Consuma puro, com mel ou frutas. Experimente também utilizar o iogurte caseiro nas seguintes receitas: iogurte com coco e mel, sacolé de iogurte com coco, tzatziki, ayran ou bolo de iogurte com especiarias. Armazenado num pote com tampa, o iogurte dura até uma semana na geladeira.

 
Outro jeito de deixar quentinho

No passo 6 da receita, em vez de utilizar o forno aquecido você pode manter a tigela embrulhada dentro de uma bolsa térmica e junto com garrafas de água quente (fechadas) – assim você consegue manter a temperatura morna do leite durante todo o período de fermentação.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha