Imagem da receita

Lasanha de bacalhau com molho branco

Um clássico italiano pouco comum no Brasil, leva molho bechamel, bacalhau e raspas de limão. Garantia de sucesso! Se estiver sem tempo de preparar a massa caseira, compre a seca, de caixinha, no supermercado – nem precisa cozinhar antes.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeMais de 6 porções

Para a massa

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 3 colheres (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro. Quebre um ovo de cada vez, em outra tigela menor, e transfira para o centro da mistura - se um deles estiver estragado, você não perde toda a receita. Com um garfo, fure as gemas e misture com as claras. Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela.

2. Termine de misturar a massa com as mãos até formar uma bola. Transfira para a bancada e sove até ficar bem lisa e macia, por cerca de 15 minutos. Forme uma bola com a massa e embale com filme; deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o molho e recheio da lasanha.

Para o molho e recheio

Ingredientes

  • 500 g de bacalhau dessalgado, desfiado, congelado
  • 2 litros de leite
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 5 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 folha de louro
  • raspas de 2 limões-sicilianos
  • cebolinha francesa a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo, adicione o bacalhau, a folha de louro e deixe cozinhar por 15 minutos - o bacalhau vai descongelar e cozinhar ao mesmo tempo. Enquanto isso, prepare o molho bechamel.

2. Para o molho bechamel: numa panela grande, coloque 4 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a farinha e mexa por 2 minutos - essa mistura, chamada roux, vai engrossar o molho. Acrescente o leite de uma só vez e misture bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Continue mexendo até ferver.

3. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar. Atenção: o molho não deve ficar muito grosso; ele termina de cozinhar no forno. Desligue o fogo e tempere com noz-moscada e sal a gosto. Transfira para uma tigela, raspando bem o fundo da panela com um pão-duro - ela vai ser usada para refogar o bacalhau.

4. Assim que estiver cozido, passe o bacalhau por uma peneira e deixe escorrer bem a água. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e fatie fino a cebolinha.

5. Na mesma panela do bechamel (nem precisa lavar!) coloque 1 colher (sopa) de manteiga e volte ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho, e refogue por mais 1 minuto para perfumar. Acrescente o bacalhau, tempere com pimenta-do-reino e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos para incorporar os sabores do refogado.

6. Desligue o fogo e misture a cebolinha picada e as raspas de limão. Regue com 1 ½ xícara (chá) do molho bechamel e misture bem. Prove e acerte o sal. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.

Para cozinhar a massa e montar a lasanha

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • azeite a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

2. Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 5L de água para ferver. Separe um refratário (ou assadeira) de 30 cm x 20 cm para montar a lasanha. Unte uma assadeira grande com azeite.

3. Polvilhe a bancada de trabalho com farinha. Desembale e, com uma espátula (ou faca) divida a massa em 3 partes - elas vão ser as camadas da lasanha. Com o rolo de macarrão abra uma porção de massa em formato de retângulo, até ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura - o retângulo vai ficar um pouco maior do que o refratário. Polvilhe com farinha de trigo durante o processo para que a massa não grude na bancada.

4. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a massa e, utilizando o refratário como referência, corte um retângulo de massa 2 centímetros menor que ele - a massa cresce depois de cozinhar. Repita com as outras duas porções. O que sobra de massa pode virar macarrão.

5. Assim que a água ferver, misture 2 colheres (sopa) de sal e mergulhe um retângulo de massa - cozinhe um de cada vez para não grudar. Deixe cozinhar por cerca de 6 minutos - a massa ainda deve estar crua no centro; ela termina de cozinhar no forno com o molho. Com uma escumadeira, retire a massa e deixe escorrer bem a água. Transfira para a assadeira untada com azeite e regue com mais azeite para não grudar. Repita com as outras.

6. Para montar a lasanha, preencha o fundo do refratário com cerca de 1 xícara (chá) do molho bechamel. Disponha uma folha de massa, cubra com metade do recheio de bacalhau, polvilhe com parte do queijo parmesão ralado e regue com um pouco mais do molho.

7. Continue alternando camadas de massa, com recheio, molho e parmesão ralado. Cubra a última camada de massa com o restante do molho bechamel e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até gratinar. Sirva a seguir.