Imagem da receita

Lasanha de berinjela com molho de tomate caseiro

Lasanha é licença poética, né? Porque não vai massa aqui, não! Nesta receita, as camadas são formadas por berinjela fatiada, molho de tomate caseiro e queijo muçarela - gratinado no forno!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 3 berinjelas
  • 2 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro
  • 2 ½ xícaras (chá) de muçarela ralada (cerca de 300 g)
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta). 
  2. Lave, seque e descarte os cabos das berinjelas. Corte uma fatia bem fina de cada berinjela, no sentido do comprimento, para formar uma base e deixar o legume bem firme na tábua. Corte as berinjelas em fatias de cerca de 1 cm, no sentido do comprimento. 
  3. Leve uma frigideira antiaderente grande (ou bistequeira) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem de cada vez e doure por cerca de 1 minuto de cada lado - não regue com azeite para a berinjela ficar sequinha. Transfira para uma travessa e repita com o restante. 
  4. Para montar a lasanha: num refratário de 24 cm x 32 cm distribua uma camada fina de molho (apenas para cobrir o fundo do refratário), disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra, cubra com mais uma camada fina de molho e polvilhe com queijo muçarela ralado. Repita, alternando camadas de berinjela, molho e queijo. Cubra a última camada com molho e polvilhe com queijo parmesão ralado. 
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.

 

Dica

Já que vai entrar na cozinha, aproveite para montar uma lasanha individual e deixar no jeito a marmita para levar no escritório.