Imagem da receita

Lasanha de berinjela e ricota com salada de espinafre

Que tal fugir da lasanha tradicional e provar uma versão levíssima e saborosa? Essa de berinjela é especial por não levar massa e ter ricota no molho. Folhas de espinafre frescas e lascas de parmesão complementam a refeição e dão o charminho final.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 3 berinjelas grandes
  • 400 g de ricota
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • ½ xícara (chá) de folhas de manjericão
  • ½ maço de espinafre
  • caldo de 1 limão siciliano
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • lascas de queijo parmesão a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Lave e seque as berinjelas. Corte e descarte as pontas das berinjelas. Apoie cada uma na tábua e corte em fatias finas, no sentido do comprimento (se preferir, utilize um fatiador de legumes). Descarte a primeira e a última fatia de cada berinjela. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de manjericão.
  2. Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo alto para aquecer. Regue com um fio de azeite e coloque quantas fatias de berinjela couberem, uma ao lado da outra. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado, até ficarem levemente macias. Transfira as fatias para uma travessa e repita com o restante.
  3. Para preparar o molho: numa tigela média amasse a ricota com um garfo, junte o leite e misture bem. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à ricota – se um estiver estragado você não perde a receita. Misture bem com um batedor de arame para incorporar. Acrescente ½ xícara (chá) do queijo parmesão e as folhas de manjericão picadas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture novamente.
  4. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
  5. Para a montagem: num refratário médio disponha uma camada da berinjela grelhada e cubra com parte do molho de ricota. Repita, alternando camadas de berinjela e molho até completar o refratário. Finalize a última camada com o molho e polvilhe o restante do parmesão.
  6. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que a lasanha esteja dourada. Enquanto isso, prepare a salada de espinafre.
  7. Destaque as folhas dos talos de espinafre e lave bem sob água corrente. Transfira para uma tigela com 1 litro de água, adicione o bactericida da sua escolha e deixe de molho por 15 minutos.
  8. Retire as folhas de espinafre da tigela em vez de escorrer – assim eventuais sujeirinhas ficam no fundo. Enxágue sob água corrente e seque bem numa centrífuga de saladas (se preferir, deixe uns minutinhos no escorredor de macarrão). Transfira as folhas para um tigela e tempere com o caldo de limão, azeite, sal e pimenta a gosto.
  9. Retire a lasanha de berinjela do forno e sirva a seguir com a salada de espinafre e lascas de parmesão.