Imagem da receita

Lasanha de berinjela e ricota com salada de tomatinho

Deliciosa, esta lasanha leva lâminas de berinjela grelhadas no lugar da massa. O recheio é feito com um creme de ricota superaromático. O toque de cor e charme fica por conta da salada de tomate, que coroa o prato.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 3 berinjelas pequenas
  • 400 g de ricota
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
  • ¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 ½ xícara (chá) de tomates-cereja cerca de (200 g)
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Lave e seque as berinjelas, o manjericão e os tomates. Numa tábua, corte as pontas da berinjela e descarte. Corte fatias finas, no sentido do comprimento, se possível, usando um mandolim. Descarte a primeira e a última fatia de cada berinjela.

2. Corte os tomatinhos em metades (no sentido do comprimento) e reserve na geladeira. Pique o manjericão reservando algumas folhas para decorar.

3. Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo alto. Regue com um fio de azeite e coloque algumas fatias de berinjela por vez, por 1 a 2 minutos de cada lado, apenas para dourar. Repita esse processo com todas as fatias.

4. Para o recheio, em uma tigela média, amasse a ricota com um garfo. Junte o leite e os ovos e misture bem. Acrescente ½ xícara (chá) de queijo parmesão (guarde o restante para a montagem) e as folhas de manjericão picadas. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture novamente.

5. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média-alta). Retire os tomatinhos da geladeira e tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.

6. Num refratário médio, em que for servir a lasanha, espalhe um pouquinho de azeite. Disponha uma camada de berinjela e, por cima, espalhe uma camada do recheio de ricota. Repita o procedimento, sendo que a última camada deve ser de recheio. Polvilhe com o restante do parmesão e leve ao forno para assar por 30 minutos ou até que a lasanha esteja dourada.

7. Na hora de servir, transfira um pedaço da lasanha para um prato e, por cima, coloque uma colherada da saladinha de tomates. Salpique folhas de manjericão e, se quiser, decore com lascas de parmesão.