Imagem da receita

Limoncello caseiro

Este licor italiano de limão leva uns dias para ficar pronto. Mas o trabalho é todo do tempo. Mantenha no congelador e sirva, bem gelado, como digestivo, ou use para fazer drinques (é uma carta na manga para visitas inesperadas!).


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve800 ml


Ingredientes

  • 5 limões-sicilianos
  • 500 ml de vodca
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 ½ xícara (chá) de água

Modo de preparo

1. Com uma escovinha para legumes, lave bem as cascas dos limões sob água corrente e seque bem cada um - é importante que as cascas estejam secas para fazer o licor. Com uma faca de legumes bem afiada (ou descascador) descasque os limões com bastante cuidado para não tirar a parte branca - ela amarga a receita.

2. Coloque as cascas dos limões num pote com fechamento hermético, cubra com a vodca e tampe - o pote precisa ter fechamento hermético para o álcool não evaporar. Deixe descansar por pelo menos 5 dias para o limão liberar todo o aroma e sabor na vodca (se estiver com mais tempo, deixe por 1 semana).

3. Após os 5 dias de descanso, prepare a calda: numa panela pequena misture a água com o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira para uma jarra e deixe esfriar.

4. Junte a calda de açúcar ao pote com vodca e cascas de limão, misture, tampe e deixe descansar por mais 5 dias (se estiver com tempo, deixe descansar por 1 semana; o licor fica ainda mais gostoso).

5. Coe o limoncello; descarte as cascas e transfira o licor para uma garrafa. Deixe no congelador para servir puro, bem gelado, ou preparar um drinque. Veja aqui no Panelinha a receita de limoncello spritz.

 

OBS: você pode armazenar os limões descascados na geladeira para usar o caldo em outras receitas.

Dica

Receita que vira presente: coloque o licor em garrafas pequenas e presenteie os amigos.

Sugestão de
cardápio