Imagem da receita

Lombo ao leite com figos grelhados

Diga adeus ao lombo ressecado e sem graça! Esta preparação é surpreendente e ainda leva um molho de leite aveludado. Para arrasar, sirva com figos grelhados, que deixam a apresentação super festiva. É a receita ideal para quem quer sair do lugar comum neste Natal.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve6 porções

PARA O LOMBO

Ingredientes

  • 1 kg de lombo de porco em peça
  • 1,5 litro de leite
  • 5 dentes de alho
  • 4 ramos de sálvia
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • raspas de 2 limões
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Confira o especial de receitas Natal Panelinha 2018

 

  1. Com uma faca afiada, corte e descarte qualquer excesso de gordura do lombo, com cuidado para manter o formato da peça. Tempere o lombo com ½ colher (sopa) de sal e pimenta-do-reino a gosto – espalhe bem o sal com as mãos para temperar toda a superfície. Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e descarte cascas – não precisa picar.
  2. Leve uma panela grande ao fogo médio – ela tem que ter o tamanho suficiente para que o lombo caiba inteiro. Quando estiver bem quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, coloque o lombo e deixe dourar bem de todos os lados, isso leva uns 12 minutos no total – vire a peça com uma pinça apenas quando estiver bem dourada e descolar do funda da panela, evite mexer em excesso para não perder os líquidos. Transfira o lombo dourado para uma travessa e reserve.
  3. Regue a panela com 1 colher (sopa) de azeite, junte os ramos de sálvia e os dentes de alho amassados. Refogue por 2 minutos até os dentes de alho dourarem e sálvia perfumar.
  4. Regue a panela com o leite, aos poucos com cuidado para não espirrar, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao preparo. Volte o lombo à panela e deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos até que o lombo esteja cozido e macio.
  5. Desligue o fogo, pesque os dentes de alho e os ramos de sálvia e descarte. Com uma pinça transfira o lombo para uma tábua, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar – assim os sucos da carne se redistribuem e o lombo fica suculento. Enquanto isso, prepare o molho.
  6. Leve uma panela pequena com a manteiga ao fogo médio. Assim que derreter e começar a espumar, junte a farinha de trigo e mexa bem com uma espátula até ficar dourado – essa mistura de farinha com manteiga, chamada roux, serve para engrossar o molho. Desligue o fogo.
  7. Volte a panela com o leite do cozimento do lombo ao fogo médio e junte o roux, mexendo bem com um batedor de arame para dissolver qualquer gruminho de farinha. Deixe cozinhar, sem parar de mexer para não empelotar, por 8 minutos, até que o molho engrosse. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta a gosto e finalize com as raspas de limão.
  8. Corte o lombo em fatias finas e disponha numa travessa. Sirva a seguir com o molho e os figos grelhados.

PARA OS FIGOS GRELHADOS

Ingredientes

  • 6 figos frescos
  • azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Lave a casca dos figos sob água corrente e, delicadamente, seque bem com um pano de prato. Corte 3 figos ao meio, no sentido do comprimento e corte o restante em quartos.
  2. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e disponha quantos figos couberem na frigideira, com o lado cortado para baixo, um ao lado do outro. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado – é jogo rápido, quanto mais maduros estiverem os figos menos tempo eles ficam na frigideira. Transfira para um prato e repita com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva.

 

Presentão de Natal: livro ou louça?

O lombo ao leite com figos grelhados está servido na Travessa Oval [curry] do Acervo Panelinha