Imagem da receita

Lombo recheado com banana

Para deixar esta preparação bem tropical, a carne é marinada com suco de abacaxi e pimentão e ganha recheio de banana antes de ir ao forno. O resultado? Um molhinho agridoce com toque cítrico delicioso.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções

Para a marinada

Ingredientes

  • 1 lombo de porco (cerca de 1,3 kg)
  • 1 abacaxi
  • ½ pimentão vermelho sem semente
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 xícara (chá) de vinho branco

Modo de preparo

1. Descasque e corte o abacaxi em pedaços médios. Fatie o pimentão em tiras finas. Bata no liquidificador até formar um suco rosado. Sobre uma tigela, passe o suco pela peneira, pressionando com as costas de uma colher para extrair todo o líquido. Despreze as fibras.

2. Numa tigela, misture o vinho branco com 1 xícara (chá) do suco de abacaxi com pimentão e reserve o restante na geladeira.

3. Para abrir o lombo em uma manta retangular, coloque a peça sobre a tábua com uma das pontas de frente para você. Da direita para a esquerda, com uma faca bem afiada, corte na metade ao longo de toda a lateral, até chegar a cerca de 3 cm do fim - imagine que você vai abrir as duas metades, como se fosse um livro. Se for canhoto, corte da esquerda pra direita. Se preferir, peça ao açougueiro para cortar a peça em manta para você.

4. Cubra a manta aberta com filme. Com uma panelinha pesada (ou com um batedor de carne) bata e ao mesmo tempo empurre a carne do meio para as laterais. O objetivo é ir afinando o lombo, até que fique com cerca de 1,5 cm de espessura. Cuidado: se afinar demais, a carne pode romper.

5. Transfira a manta para uma assadeira e espalhe o açúcar mascavo, massageando bem os dois lados. Regue a carne com a mistura de vinho e suco de abacaxi com pimentão, cubra com filme e deixe marinar fora da geladeira por apenas 30 minutos. Se quiser deixar a carne marinando por mais tempo, leve à geladeira, mas não deixe passar de 4 horas.

para o lombo, molho e montagem

Ingredientes

  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 3 dentes de alho
  • ½ colher (chá) de cominho em pó
  • 2 bananas-da-terra maduras
  • 500 g de bacon fatiado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • barbante de algodão para amarrar

Modo de preparo

1. Cerca de 20 minutos antes de assar o lombo, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Sobre a tigela com o suco reservado, coloque um escorredor ou peneira grande. Transfira o lombo e deixe a marinada escorrer. Junte também a marinada que ficou na assadeira.

2. Enquanto isso, num pilão bata os dentes de alho com o sal e o cominho até formar uma pastinha.

3. Cubra com filme uma superfície de trabalho maior que a manta de lombo (usamos dois pedaços de 30 x 30 cm). Sobre o filme, sobreponha as fatias de bacon, formando um escama (deixe o lado com mais gordura para cima), até criar um retângulo um pouco maior que o tamanho da manta.

4. Coloque a manta escorrida sobre a camada de bacon, com a lombada (o meio que não foi cortado) paralelo às tiras. Centralize a manta e espalhe a pasta de alho e tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

5. Descasque as bananas e corte uma ponta de cada, na diagonal para facilitar o encaixe de uma na outra. Coloque as bananas a cerca de três dedos da borda da manta, no sentido perpendicular ao bacon. Tempere as bananas com sal e pimenta-do-reino e enrole o lombo, com auxílio do filme, apertando para ficar bem justinho.

6. Corte 10 pedaços do barbante, com cerca de 15 cm cada, e distribua na assadeira com 3 cm de espaço entre cada um. Descarte o filme e coloque o lombo, com a emenda para baixo, sobre os barbantes. Amarre as pontas de cada com um nó e corte as sobras.

7. Leve ao forno preaquecido por apenas 18 minutos. Isso serve para selar a carne e evita que ela resseque ao assar.

8. Após os 18 minutos iniciais, retire a assadeira do forno e cubra com papel-alumínio. Reduza a temperatura para 160 ºC (temperatura baixa) e volte o lombo para assar, coberto, por mais 40 minutos.

 

montagem

 

1. Enquanto o lombo assa, prepare o molho: numa panela média, junte a mistura reservada do líquido da marinada com o suco de abacaxi e leve ao fogo alto. Com uma concha, retire a espuma que for se formando na superfície. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue.

2. Retire o lombo do forno, transfira para uma tábua, mas mantenha coberto com o papel-alumínio. Junte cerca de 3 a 4 colheres dos líquidos que se formaram na assadeira ao molho e volte a panela ao fogo alto, apenas para misturar e aquecer bem. Se quiser, passe o molho pela peneira.

3. Com uma tesoura, corte e descarte os barbantes amarrados no lombo. Sirva a seguir com farofa e o molho.