Imagem da receita

Macarrão caprese

O trio tomate, muçarela de búfala e manjericão já é imbatível. Agora, quando esse trio encontra o macarrão, vira quarteto fantástico. Prefira as massas curtas (como penne, farfalle, fusilli). E pode escolher se ele vai para a mesa quente ou frio, como salada. Fica uma delícia de qualquer jeito.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farfalle (ou outra massa curta de grano duro)
  • 5 tomates-cereja
  • ½ xícara (chá) de muçarela de búfala em cubos
  • azeite a gosto
  • folhas de manjericão a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando, ferver misture ½ colher (sopa) de sal, coloque o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar “al dente”. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  2. Lave e seque os tomates e as folhas de manjericão. Corte os tomates ao meio e transfira para uma tigela. Junte os cubos de muçarela, as folhas de manjericão, tempere com azeite, sal e pimenta a gosto.
  3. Assim que estiver cozido, passe o macarrão por uma peneira e deixe escorrer bem a água. Junte o macarrão ainda quente aos ingredientes da tigela, regue com mais um fio de azeite e misture delicadamente. Sirva a seguir.


VERSÃO SALADA

Esse prato também fica uma delícia servido frio. Depois de cozido, passe o macarrão sob água corrente para esfriar. Junte aos outros ingredientes e acrescente vinagre de vinho tinto a gosto.