Imagem da receita

Macarrão com couve e pimenta dedo-de-moça

Mas do que uma receita, a ideia aqui é ilustrar uma combinação de sabores inusitada (e estupenda): couve, pimenta-dedo-de-moça e queijo parmesão. É prato principal a jato, sem depender de grandes habilidades culinárias para preparar o jantar.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • ½ maço de couve
  • 150 g de linguine (ou outro macarrão longo de grano duro)
  • 1 dente de alho
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • queijo parmesão em lascas a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, separe os outros ingredientes. 
  2. Lave e seque as folhas de couve. Faça um corte em "V" rente a base do talo de cada folha e descarte os talos. Empilhe uma folha sobre a outra, enrole formando um charutinho e corte em fatias médias de cerca de 2 cm. 
  3. Lave e seque a pimenta-dedo-de-moça. Corte ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe as sementes e descarte. Fatie fino e LAVE BEM AS MÃOS! (É sério, pois se passar a mão nos olhos vai arder até a próxima encarnação). Descasque e pique fino o alho. 
  4. Assim que água ferver adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Após 5 minutos do cozimento, acrescente a couve fatiada e deixe cozinhar até o macarrão ficar al dente - a couve cozinha junto com o macarrão. 
  5. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento, escorra e transfira o macarrão e a couve cozidos para uma travessa. 
  6. Numa frigideira pequena, coloque o azeite e o alho picado. Leve ao fogo médio e deixe fritar por cerca de 2 minutos até dourar. Desligue o fogo e junte a pimenta fatiada. 
  7. Regue o macarrão com o azeite temperado, tempere com sal e misture bem - acrescente um pouco da água do cozimento para deixar o molho mais fluído. Sirva a seguir com lascas de parmesão.

Veja este e mais preparos com couve

Sugestão de
cardápio