Imagem da receita

Macarrão ao limão

É só misturar os ingredientes do molho, cozinhar o macarrão e pronto: um jantar delicioso está servido. O macarrão ao limão já até marcou presença em cardápios de restaurantes bacanas de São Paulo. Agora, vai sair direto da cozinha da sua casa até nos dias de preguiça total.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção


Ingredientes

  • 100 g de espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
  • raspas de 1 limão
  • 1 colher (chá) de caldo de limão
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • raspas de limão a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com 2 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, misture 2 colheres (chá) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho.

  2. Numa tigela grande, junte as raspas e o caldo de limão, o azeite e o parmesão ralado. Tempere com pimenta-do-reino a gosto e mexa bem com um garfo (ou batedor de arame pequeno) para desmanchar o parmesão e emulsionar os ingredientes. 

  3. Assim que estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e escorra o macarrão numa peneira. Transfira o macarrão ainda quente para a tigela com o molho de limão e misture bem. 

  4. Vá acrescentando aos poucos a água do cozimento reservada, misturando delicadamente a cada adição, para deixar o molho fluido e cremoso. Atenção: não coloque toda a água de uma só vez, para o molho não ficar aguado. Sirva a seguir com mais raspas de limão a gosto. Pode finalizar com folhas de manjericão, biscoito polvilho quebrado, farofinha de pão ou farofinha de bacon.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha