Imagem da receita

Macarrão com molho rústico de tomate picado

Tradição é tradição, mas a ideia aqui é abrir a geladeira e resolver o jantar. Por isso, o molho de tomate ganha uma versão bem rápida, rústica e despojada. Você vai ficar feliz da vida em transformar quatro tomates num jantar delicioso, em menos de meia hora.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 150 g de espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
  • 4 tomates maduros
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 galhos de manjericão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com aproximadamente 2,5 litros de água ao fogo alto. 
  2. Lave, seque, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Corte cada metade em 3 tiras e as tiras em cubos médios - se quiser, use uma faca de serra. Descasque e pique fino o alho. Lave, seque e retire as folhas dos galhos de manjericão. 
  3. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal e coloque o macarrão para cozinhar (conforme instrução na embalagem), para ficar al dente. 
  4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte os tomates e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o alho, as folhas de manjericão e refogue por apenas 1 minuto para perfumar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. 
  5. Assim que der o tempo do macarrão, retire e reserve 1 xícara da água do cozimento. Escorra a massa.
  6. Junte o macarrão ao tomate na frigideira e misture bem. Se achar necessário, regue com a água do cozimento para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

Veja este e mais preparos com tomate