Imagem da receita

Macarrão perfumado com alho e alecrim

Os ingredientes da receita saem quase todos da despensa. Se tiver um vasinho de alecrim (que é das ervas mais resistentes) e um dente de alho, resolvido. É receita para favoritar, deixar na manga para garantir um jantar delicioso até naquela semana em que não deu para ir à feira.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 160 g de talharim (ou outra massa longa de grano duro)
  • 1 dente de alho
  • 1 ramo de alecrim
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • queijo parmesão em lascas, para servir

Modo de preparo

  1. Numa panela média, coloque 2,5 litros de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, misture 2 colheres (chá) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho.
  2. Corte as pontas e amasse o dente de alho com a lateral da lâmina da faca para descascar.
  3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ¼ de xícara (chá) de azeite. Adicione o ramo de alecrim, o dente de alho e deixe perfumar por apenas 1 minuto. Desligue o fogo – é rápido mesmo, apenas para dar sabor ao azeite, do contrário o alho e o alecrim queimam e ficam amargos.
  4. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. Passe o talharim pela peneira e deixe escorrer bem a água.
  5. Retire o alecrim e o dente de alho da frigideira. Junte o macarrão cozido ao azeite aromatizado e misture delicadamente. Acrescente o queijo ralado e vá adicionando aos poucos a água do cozimento reservada, cerca de ⅓ de xícara (chá), para deixar o molho mais fluido. Tempere com pimenta a gosto e sirva a seguir com lascas de parmesão.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha