Imagem da receita

Macarrão perfumado com alho e alecrim

Em vez de macarrão na manteiga, que tal experimentar este talharim perfumado com alho e alecrim? É tão simples quanto fazer comida de criança, mas o resultado é um prato de sabor bem mais elaborado. Capriche na qualidade do queijo parmesão!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 160 g de talharim
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1 dente de alho
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora, e mais lascas para decorar
  • 1 ramo de alecrim grande
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo alto uma panela grande, com 4 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal, até que ferva com bolhas bem grandes. Isso serve para o macarrão não grudar enquanto cozinha. 
  2. Enquanto isso, coloque o azeite numa frigideira grande e leve ao fogo médio, apenas para aquecer. Junte o ramo de alecrim e o dente de alho. Desligue o fogo e reserve em temperatura ambiente. 
  3. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem, para que fique al dente. 
  4. Antes de escorrer o macarrão, reserve uma xícara de água da panela. Escorra o restante a seguir. 
  5. Retire o dente de alho e o alecrim da frigideira e junte o macarrão escorrido. Misture com delicadeza. Polvilhe com o queijo e regue com um pouquinho da água do cozimento. Por conter um pouco do amido do macarrão, junto com o azeite, essa água forma um molho. Misture novamente. 
  6. Divida a massa em duas porções e transfira para o prato. Usando um descascador de legumes, corte lascas grandes e finas do parmesão e disponha sobre o macarrão. Sirva a seguir.

Tempero

Por a água já ser salgada, não adicionamos mais sal ao prato. Mas, se preferir, tempere o azeite com sal e pimenta-do-reino moída na hora.