Imagem da receita

Madeleine au chocolat

O bolinho de origem francesa não virou clássico por acaso. Apreciado no mundo inteiro, pode acompanhar um chá, champanhe ou vinho branco.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve36 unidades


Ingredientes

  • 175 g de manteiga
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 5 ovos
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • ¼ de xícara (chá) de chocolate amargo 70% picado
  • 1 ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colheres (sopa) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de sal
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de preparo

  1. Coloque a manteiga numa panela pequena e leve ao fogo médio para derreter. Deixe cozinhar até ficar levemente dourada. Retire do fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar. 
  2. Enquanto isso, coloque o chocolate num recipiente de vidro e leve para derreter no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, em potência média, mexendo nos intervalos para não queimar. 
  3. Em outro recipiente, misture a farinha, o cacau, o fermento e o sal. 
  4. Quebre os ovos, um de cada vez, numa tigela e transfira para uma tigela grande - assim, se um estiver estragado você não perde toda a receita. Junte o açúcar e mexa com o batedor de arame até formar um creme claro. Adicione o chocolate derretido e misture bem. 
  5. Junte a mistura de ingredientes secos ao creme de chocolate e mexa delicadamente com o batedor de arame até incorporar. 
  6. Adicione a manteiga derretida em 3 etapas, mexendo com o batedor de arame, apenas para formar uma massa lisa. Deixe a massa descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos (de preferência, faça a massa de um dia para o outro). 
  7. Faltando 15 minutos para retirar a massa da geladeira, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Se estiver utilizando forminhas de metal, leve para o freezer por alguns minutos antes de untar - assim a camada de manteiga fica bem fininha. 
  8. Pincele manteiga derretida nas forminhas e polvilhe com farinha de trigo para untar (se estiver usando forminhas de silicone, não é preciso untar). Coloque a massa de madeleine num saco para confeitar e preencha as forminhas até a metade. 
  9. Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 15 minutos, ou até que as madeleines cresçam e fiquem fofinhas como um bolinho. Cuidado para não assar demais - como a massa é de chocolate, não irá dourar. Desenforme ainda quente sobre uma assadeira e deixe esfriar. Repita com o restante da massa. 
  10. Sirva as madeleines frias. Se desejar, polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Sugestão de
cardápio