Imagem da receita

Maionese

Você já experimentou maionese feita em casa? É outro papo! Fica uma delícia como aperitivo, em um potinho cercada de crudités, como cenoura, pepino, salsão, erva-doce, tomatinhos, rabanete... E claro, acompanhando sanduíches.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve250 ml


Ingredientes

  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de vinagre de sua preferência ou de suco de limão
  • ½ colher (sopa) de mostarda de Dijon
  • 200 ml de azeite ou de óleo
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque as gemas, o vinagre e a mostarda numa tigela funda. Sob ela, coloque um pano úmido para que a tigela não fique sambado enquanto você bate a mistura. Atenção: lembre-se de que os ingredientes devem estar em temperatura ambiente para a mistura não desandar. 
  2. Com um batedor de arame, bata vigorosamente a mistura, até que ela fique pálida. 
  3. Sem parar de bater, vá acrescentando o azeite em fio, até que vire um creme espesso. Fica ainda mais fácil se outra pessoa for regando o azeite lentamente enquanto você bate a mistura vigorosamente. 
  4. Quando a maionese estiver bem firme, pare de bater e verifique o sabor. Algumas mostardas são tão salgadas que dispensam o uso do sal. Se quiser, tempere com uma pitada de sal. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias.

Opcionais

A maionese pode ser aromatizada com ingredientes como curry, wassabi, ervas como salsinha, cebolinha, coentro, ou ainda com um dente de alho amassado, ou até um filé de anchova bem picadinho.