Imagem da receita

Maionese de legumes

Maionese caseira não precisa ser um bicho de sete cabeças. Além de prática, esta receita é uma maravilha de cremosidade! O pulo do gato está na seleta de legumes: ela vai do congelador direto para a panela.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 pacote de seleta de legumes caseira congelada
  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
  • 200 ml de óleo
  • ½ maço de salsinha fresca

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, mergulhe a seleta de legumes congelados na água fervente. Deixe descongelar por 2 minutos. Passe os legumes por uma peneira e deixe escorrer bem a água. 
  2. Enquanto isso, prepare a maionese: no copo do mixer coloque as gemas, a mostarda, o vinagre e o óleo. Pressione o mixer (desligado) contra o fundo do copo e só então ligue. Bata por 10 segundos sem mexer. Quando a maionese começar a formar, incline o mixer delicadamente para uma das laterais, sem parar de bater, e repita para o outro lado. Repita o movimento até formar um molho firme - não mexa muito rápido nem faça movimentos de cima para baixo, isso pode fazer a maionese talhar. 
  3. Transfira os legumes para uma tigela e junte ½ xícara (chá) da maionese caseira. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mantenha na geladeira até a hora de servir com bastante folhas de salsinha fresca.


    OBS: a maionese caseira dura até 2 dias se conservada na geladeira.