Imagem da receita

Massa de pizza caseira

Pense numa massa versátil: você faz pizza para o jantar, rolinho de azeitona para o lanche, enroladinho de canela para o chá da tarde... e ainda por cima pode congelar! Mão na massa e já para a cozinha. No Panelinha, todas as receitas são testadas, preparadas pela equipe inúmeras vezes. Por isso sempre funciona e por isso a gente também informa como congelar e como descongelar, como reaproveitar e como armazenar.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve4 pizzas


Ingredientes

  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 ½ xícaras (chá) de água morna
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para untar a tigela

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar - cerca de 5 minutos. 
  2. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite - ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante. 



    Saiba mais sobre essa receita e como usar a massa de pizza em outros preparos

    Confira uma seleção de cardápios rápidos para o dia a dia

    Vídeo: veja também a receita de massa de pizza sovada no processador
  3. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar. 
  4. Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa - ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira. 
  5. Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume. 
  6. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início - caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico. 
  7. Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. 

 

COMO ARMAZENAR, CONGELAR E DESCONGELAR

Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

Quer sovar à mão?

Esta receita pode ser sovada na batedeira, mas também dá para fazer à mão. Nesse caso, prepare meia receita por vez. Se for preparar pela primeira vez na batedeira, confira antes no manual se o modelo bate massa de pão e pizza.

QUER SOVAR NO PROCESSADOR? 

Saindo do forno

Você pode utilizar esta mesma massa para preparar as seguintes receitas: pizza de muçarela, pizza de escarola, enroladinho de azeitona e rolinhos de canela.