Imagem da receita

Massa para torta doce

Além de supercrocante, é versátil: serve para recheios assados (vai ao forno já com o recheio), e para os frios, como uma ganache (nesse caso, assa antes e recebe o recheio depois).


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 torta de 25 cm de diâmetro


Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • ½ colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. 
  2. Numa tigela pequena, quebre o ovo e transfira para a mistura de farinha com açúcar e manteiga - se ele estiver estragado você não perde a receita. Junte a gema e amasse com as mãos até formar uma massa lisa - ela é bem macia, não se assuste. 
  3. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar antes de usar. Essa receita rende uma torta (base e cobertura) de 25 cm de diâmetro e dura até 3 dias na geladeira. Você também pode assar apenas a base da torta e armazenar por até 5 dias embalada com filme, na hora de servir basta cobrir com o recheio desejado.

 

Dica: essa massa é um pouco quebradiça e requer um pouco mais de cuidado na hora de abrir. Se você não tem muita prática com massas ou está começando a cozinhar agora, abra a massa entre dois sacos plásticos (próprio para alimento) - além de facilitar, os plásticos evitam que a massa rache ou grude na bancada.

Quer uma sugestão de recheio?

Veja algumas receitas de torta doce como torta de limão com merengue, torta de figo e crostata de goiabada.