Imagem da receita

Massa “semi-folhada” caseira

Uma versão simplificada e totalmente possível de preparar em casa. Não vai ter mil folhas, mas vai estar crocante, leve e com aquele sabor amanteigado característico e delicioso. É receita quebra-galho de respeito, que faz bonito!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve1 torta de 25 cm de diâmetro


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga congelada
  • ⅓ de xícara (chá) de água gelada
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture a farinha com o sal. Passe a manteiga congelada na parte grossa do ralador e junte à farinha – a manteiga congelada é essencial para formar as camadas da massa. Com um garfo, misture apenas até envolver todos os pedaços de manteiga com farinha.
  2. Abra um buraco no centro da mistura de farinha com manteiga, junte a água gelada e misture bem com o garfo até ficar com a textura de uma farofa grossa – o garfo evita que o calor das mãos derreta a manteiga. Não se assuste, parece que a massa não vai ficar lisa, mas ela irá absorver melhor os ingredientes depois, na etapa do rolo.
  3. Transfira a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e salpique mais um pouco de farinha sobre a massa – é bem pouco mesmo, evite colocar farinha em excesso para a massa não ficar pesada. Com as mãos, modele a massa no formato de um quadrado – no início ela pode parecer seca, mas a massa vai incorporar a manteiga aos poucos.
  4. Com o rolo de macarrão, abra a massa num retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm. Dobre ⅓ do lado menor da massa sobre ela mesma e repita com o lado oposto. Gire a massa e abra novamente num retângulo. Repita esse procedimento por mais 6 vezes, salpicando a bancada e a massa com farinha para não grudar.
  5. Embale a massa com filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora – isso evita que ela fique elástica e facilita na hora de abrir.
  6. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos antes de usar. Lembre-se de salpicar farinha sob e sobre a massa na hora de abrir com o rolo. Essa receita rende uma torta aberta de 25 cm de diâmetro e dura até 3 dias na geladeira.

 

OBS: Você pode congelar a massa, bem embalada com filme plástico, por até 1 mês. Para usar, basta deixar em temperatura ambiente por 1 hora antes de abrir ou passar para a geladeira na noite anterior.

Boas receitas para usar a massa

Palmier, petit four, torta de frutas ou uma deliciosa tarte tatin de cebola.

Sugestão de
cardápio