Imagem da receita

Medalhão ao molho madeira

O clássico dos restaurantes e dos casamentos preparado na cozinha da sua casa e – o melhor de tudo – em coisa de quinze minutos. Pode marcar o jantar romântico que o cardápio está resolvido. Uma dica: antes de começar, separe todos os ingredientes mesmo. Como o preparo é bem rápido, assim você não corre o risco de se atrapalhar.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve2 porções

PARA O MEDALHÃO

Ingredientes

  • 2 medalhões de filé mignon (150 g cada)
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Retire o filé mignon da geladeira e deixe em temperatura ambiente por alguns minutos – eles não podem estar gelados na hora de ir para frigideira.
  2. Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando a frigideira estiver bem quente, regue com o azeite e gire para cobrir todo o fundo. Disponha os dois medalhões, um ao lado do outro, e deixe dourar por 3 minutos de cada lado – a carne vai ficar dourada por fora e mal passada no centro.
  3. Transfira os medalhões para um prato e cubra com papel alumínio para não esfriar enquanto prepara o molho.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

PARA O MOLHO

Ingredientes

  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • ½ colher (sopa) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de extrato de tomate
  • ¼ de xícara (chá) de vinho tinto
  • ½ xícara (chá) de água fervente
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Na mesma frigideira em que os medalhões foram dourados, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Atenção: não lave a frigideira, os queimadinhos da carne dão sabor ao molho. Assim que derreter, acrescente a farinha e misture bem, por 2 minutos, para formar uma pastinha.
  2. Junte o extrato de tomate e mexa por 1 minuto, raspando o fundo da frigideira com a espátula para dissolver os queimadinhos e o roux ficar com uma cor de ferrugem.
  3. Adicione o vinho e mexa para desmanchar os gruminhos de farinha (se preferir, utilize um batedor de arame). Misture a água fervente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até o molho reduzir e engrossar levemente – isso leva uns 2 minutos. Verifique o ponto com uma colher: o molho deve formar uma camada brilhante nas costas da colher. Sirva a seguir sobre os medalhões.

ACOMPANHAMENTO PERFEITO

Antes de grelhar os filés prepare essas deliciosas batatas bolinhas ao murro.


Modo de preparo

Compre o que você precisa

Loja Panelinha