Imagem da receita

Merengue suíço

Um merengue mais fácil de dar certo: no método suíço, o açúcar é rapidamente dissolvido na clara e só então vai para a batedeira. Dura até três dias na geladeira!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

  1. Leve uma panela pequena com água ao fogo médio - ela servirá de base para o banho-maria. 
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo e deixe escorrer apenas a clara, utilizando a casca para separar a gema. Transfira a clara para uma tigela de vidro (ou inox) e descarte a gema. Repita com os outros ovos - se um deles não estiver bom, você não perde toda a receita. 
  3. Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso - cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar. Você pode também fazer este procedimento direto na panela sem o banho-maria, é mais rápido, mas o risco das claras cozinharem é maior. 
  4. Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme. 
  5. Transfira para um pote e sirva a seguir. Este merengue é ótimo para comer com tortas e frutas. Vai bem até com drinques!

Daiquiri

Veja a receita do Daiquiri com merengue.