Molho de salada

Para fazer uma salada de verdes saborosa, além das folhas fresquinhas, é preciso um bom molho. O truque para variar e acertar sempre o sabor é a proporção. Preste atenção na receita.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e corte o dente de alho ao meio. Transfira para um pote de vidro com tampa, junte o vinagre e o azeite. Aproveite para reutilizar um recipiente que tenha em casa, vale pote de geleia, garrafinha de suco de uva ou até de vinho (se estiver usando uma garrafinha, coloque os ingredientes líquidos com a ajuda de um funil). 
  2. Acrescente sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Feche o vidro e chacoalhe bem para misturar. Sirva a seguir com salada ou reserve na geladeira por até 1 semana.

Variações

Para variar os sabores, mantenha a seguinte proporção:

- 1 parte de ácido (vinho branco, tinto, caldo de limão ou laranja)
- 3 partes de gordura (óleo, azeite)
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Sempre dá certo!

Se for fazer em maiores quantidades, basta manter a proporção. Use ⅓ de xícara de vinagre para 1 xícara de azeite e prepare o molho para a semana toda.

Seguindo essa regrinha, você ainda pode acrescentar outros ingredientes. Em vez do alho, coloque mostarda, mel, shoyu, umas gotas de óleo de gergelim, o que preferir!