Imagem da receita

Molho de tomate rústico perfumado

Delicioso, perfumado e prático, este molho de tomate rústico é o acompanhamento perfeito para qualquer tipo de massa.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 2 latas de tomates pelados
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola
  • 6 dentes de alho
  • ½ talo de salsão sem as folhas
  • 15 folhas de manjericão
  • 1 ramo de orégano fresco
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • 1 folha de louro
  • 5 xícaras (chá) de água
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Lave e seque as ervas e o salsão. Descasque e pique fino a cebola, os dentes de alho e o salsão (se preferir, passe no ralador). 
  2. Leve ao fogo baixo uma panela média com o azeite e junte o orégano, o alecrim, o louro e 10 folhas de manjericão (as ervas devem estar bem secas, caso contrário o azeite vai espirrar). Controle a temperatura, mantendo o fogo bem baixo para não queimar as folhas. O objetivo aqui é que elas perfumem o azeite. Depois de 5 minutos, junte a cebola e mexa até ficar transparente. 
  3. Enquanto isso, leve ao fogo médio uma panela com a água. Quando ferver, desligue. 
  4. Aumente o fogo da panela com o azeite para médio e refogue o salsão por 3 minutos. Junte o alho e misture por 1 minuto. Por último, adicione os tomates (e o líquido da lata) e pressione com uma espátula contra o fundo da panela até partir em pedaços. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. 
  5. Quando o tomate começar a ferver, abaixe o fogo novamente e junte 2 xícaras (chá) da água aquecida. Misture bem e deixe cozinhar por 1h30, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar o mais baixo o possível, caso contrário, o molho vai grudar no fundo da panela. A medida que for secando, vá adicionando água quente. No total você vai usar as 6 xícaras (chá). 
  6. Verifique os temperos e, se necessário, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Por último, junte as folhas de manjericão restantes, rasgando com as mãos. Sirva com a massa que preferir.

PARA CONSERVAR

Para conservar fora da geladeira, porcione o molho ainda quente em potes de vidro higienizados e tampe; transfira para uma panela sobre um pano de prato dobrado e cubra com água quente; deixe ferver por 30 minutos, com cuidado retire os vidros da panela com uma pinça e deixe esfriar sobre um pano de prato limpo - observe se houve a formação de vácuo pressionando a tampa com o indicador. Armazene num local seco por até 1 mês.

Se preferir, leve ao congelador e armazene por até 3 meses - não encha o pote completamente para evitar que o vidro estoure; se preferir congele em sacos para alimentos. Depois de aberto conserve por até 5 dias na geladeira.

Sugestão de
cardápio