Imagem da receita

Molho pesto

O incrível molho pesto pode servir de acompanhamento para sopa, ovos mexidos e grelhados. Como se não bastasse, ele ainda é um molho rápido e delicioso de macarrão. As quantidades são pequenas e ideais para quem vai cozinhar para si mesmo.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção


Ingredientes

  • 1 dente de alho descascado
  • ½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
  • 2 nozes
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. No pilão, triture os ingredientes, adicionando na seguinte ordem: alho com uma pitada de sal, folhas de manjericão, nozes, queijo e, por último, misture o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva a seguir.
  2. Ah!, você não tem um pilão? Então, pique bem todos os ingredientes e misture numa tigela. A terceira opção é bater tudo no mixer. 
  3. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e sirva a seguir.

PARA ARMAZENAR

Transfira o molho para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético. Mantenha na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.

DICA

Potes de vidro podem ser reutilizados, mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve uma panela grande com água para ferver; mergulhe o vidro aberto e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos. Para retirar o vidro a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre uma superfície muito gelada, como mármore, ele pode estourar. Deixe esfriar completamente antes de usar.