Imagem da receita

Musse de chocolate preto e branco

Se musse de chocolate já é uma delícia, imagine com lascas de chocolate branco! Caia em tentação e faça agora mesmo esta sobremesa.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 gemas
  • 75 g de chocolate meio amargo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 125 g de manteiga
  • 1 colher (chá) de conhaque
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 170 g de chocolate branco

Modo de preparo

  1. Numa tábua, apóie a barra de chocolate branco com a parte lisa para cima. Com uma faca afiada, raspe o chocolate até obter um punhado de raspinhas que servirão para decorar a musse. O restante, pique em pedaços pequenos. Reserve. 
  2. Pique o chocolate meio-amargo e derreta-o em banho-maria ou no forno de microondas. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe uma tigela com chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela. 
  3. Na tigela pequena da batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata em velocidade alta por 3 minutos ou até obter uma gemada pálida e volumosa. Reserve. 
  4. Numa panelinha, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, retire do fogo, acrescente o cacau em pó e o conhaque e misture bem. 
  5. Numa tigela, junte o chocolate derretido, a gemada reservada e a manteiga com cacau e misture com um batedor de arame. 
  6. Na batedeira, coloque o creme de leite fresco e bata por 1 minuto em velocidade alta ou até que o creme comece a engrossar, mas não deixe chegar ao ponto chantilly. Misture delicadamente ao creme de chocolate até obter uma mistura homogênea. 
  7. Misture o chocolate branco picado à musse, transfira para o recipiente onde será servido e polvilhe com as raspas de chocolate branco. Cubra com filme e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Sirva a seguir. Se quiser, decore com frutas como cerejas, morangos ou fisalis.