Musse que vira suflê (de véspera)

Musse que vira suflê (de véspera)

Essa receita é ideal para comemorações: um suflê de chocolate que pode ser feito no dia anterior! A outra curiosidade é que a preparação é multiuso: a mesma receita pode ser servida como musse ou suflê. A única diferença é que uma vai para geladeira, e a outra, para o forno.

Compartilhe
Ingredientes
  • 200 g de chocolate meio amargo (no mínimo 50% de cacau)
  • 4 ovos (em temperatura ambiente)
  • 1 colher (sopa) de cachaça
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar
  • açúcar de confeiteiro para decorar (opcional)
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tábua, pique o chocolate em pedaços grandes.
  1. Numa tigela refratária grande, leve o chocolate ao micro-ondas para derreter. O tempo pode variar, então, coloque para rodar de 1 em 1 minuto, até ele amolecer. Misture bem e deixe esfriar.
  2. Unte com manteiga 4 ramequins (ou qualquer tigela refratária individual) e polvilhe com açúcar cristal. Tem que ser cristal: ele forma uma paredinha que serve de apoio para o suflê crescer. Leve ao congelador para firmar, enquanto prepara a receita. (Se for servir como musse, pode pular esta etapa. Não precisa nem untar nem polvilhar.)
  3. Separe as claras das gemas dos 4 ovos, que devem estar em temperatura ambiente.
  4. Junte a cachaça às gemas e, somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, junte a mistura de gemas ao chocolate. (Se ele estiver quente, vai cozinhar as gemas.)
  5. Na batedeira, bata as claras até que tripliquem de volume. Para começar, deixe a batedeira em velocidade baixa; assim que as claras começarem a espumar, junte a metade do açúcar. Aumente a velocidade. Quando as claras começarem a firmar, junte o restante do açúcar. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer excessivamente.
  6. Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem. O restante, incorpore delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima.
  7. Coloque a massa nos ramequins, limpe as bordas com papel-toalha e leve à geladeira por 24 horas.
  8. No dia seguinte, cerca de 10 minutos antes de assar a sobremesa, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média-alta).
  9. Transfira os ramequins da geladeira para uma assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, até crescer. Decore com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.
Musse de chocolate

Para servir como musse, depois de umas 3 horas na geladeira, está pronta. Se for para servir como suflê, a massa precisa ficar 24h na geladeira.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
Até 4 porções