Imagem da receita

Naked cake de chocolate com compota de laranjinha kinkan

Essa receita é garantia para uma festa de sucesso! E o melhor, dá para fazer todas as etapas com antecedência, assim você também brilha na hora da foto.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções

Para o creme de confeiteiro

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 6 gemas
  • 1 xícara (chá) de amido de milho
  • 1 ¼ xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ fava de baunilha (ou 2 colheres (chá) de extrato de baunilha)

Modo de preparo

1. Numa tábua, faça um corte ao longo do comprimento da fava de baunilha. Raspe uma das metades com a faca e reserve as sementes. Guarde a outra metade num pote com fechamento hermético, na geladeira.

2. Leve ao fogo médio uma panela com o leite, as sementes da baunilha e metade do açúcar. Quando começar a ferver, abaixe o fogo - cuidado para não deixar o leite derramar!

3. Enquanto o leite aquece, numa tigela misture as gemas e a outra metade do açúcar com um batedor de arame até ficar liso.

4. Junte o amido de milho às gemas e misture bem. Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do leite quente, mexendo entre cada adição. Esse processo é importante para que as gemas não cozinhem - por isso o leite quente não deve ser adicionado de uma só vez.

5. Transfira a mistura de leite e gemas de volta à panela, mantenha em fogo baixo e mexa com o batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo e misture a manteiga.

6. Transfira o creme ainda quente para uma assadeira grande. Espalhe e cubra com filme, encostando no creme - isso evita que se crie uma película no creme. Leve para geladeira até esfriar, por cerca de 4 horas (mas o ideal é preparar no dia anterior).

para a calda

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de água

Modo de preparo

Numa panela pequena, leve o açúcar e a água ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por 1 minuto até que o açúcar tenha dissolvido. Desligue o fogo e deixe esfriar.

para a ganache

Ingredientes

  • 100 g de chocolate ao leite
  • ⅓ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) de licor de laranja

Modo de preparo

Numa tábua, pique o chocolate bem fininho. Leve ao fogo baixo numa panelinha junto com o creme de leite, até aquecer. Acrescente o licor de laranja e mexa bem até ficar liso. Leve à geladeira por cerca de 2 horas, até que endureça (você pode fazer a ganache com antecedência, ela dura até 15 dias na geladeira).

para a massa

Ingredientes

  • 8 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de chocolate em pó (não vale achocolatado!)
  • 2 xícaras (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio para uso culinário
  • 1 ½ colher (sopa) de fermento
  • manteiga e cacau para untar

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

2. Unte duas fôrmas redondas de 24 cm, espalhando com pincel (ou papel-toalha) uma camada fina e uniforme de manteiga.

3. Corte dois discos de papel-manteiga, usando o fundo da fôrma como medida. Ele deve ficar do tamanho exato. Corte também duas tiras de cerca de 80 cm x 12 cm para forrar as paredes das fôrmas. Pressione com os dedos para colar o papel na fôrma untada. Pincele novamente a manteiga sobre o papel.

4. Numa tigela junte a farinha e o chocolate em pó, passando pela peneira. Reserve.

5. Quebre os ovos, um de cada vez numa tigela, e transfira para uma tigela grande - tem que ser bem grande para misturar toda a massa do bolo. Junte o açúcar e o óleo e misture bem com um batedor de arame até formar uma massa lisa. Adicione a mistura de farinha aos poucos, alternadamente com a água, mexendo com o batedor de arame a cada adição.

6. Numa tigela, misture o bicarbonato e o fermento.

7. Transfira 3 ⅓ de xícaras (chá) da massa para outra tigela e reserve. Junte 4 colheres (chá) da mistura de bicarbonato e fermento na tigela maior e misture bem com o batedor de arame. Divida a massa entre as duas fôrmas preparadas. Atenção: a massa reservada será assada em seguida, salvo se seu forno tiver 90 cm e você tenha à mão três fôrmas iguais. Neste caso, misture todo o fermento na massa e asse todas ao mesmo tempo!

8. Leve as fôrmas ao forno preaquecido para assar por 40 minutos ou até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos.

9. Retire os discos das fôrmas e transfira a massa para uma grade - para que o vapor não umedeça as bases.

10. Unte uma das fôrmas com mais manteiga e polvilhe com cacau. Misture o restante do fermento na massa reservada, transfira para a fôrma untada e repita o passo 8.

para montagem e decoração

Ingredientes

  • ½ pote de laranjas kinkan em conserva

Modo de preparo

1. Retire o papel-manteiga que ainda estiver envolvendo os bolos. Deixe à mão tudo o que você vai precisar para a montagem: os três discos de bolo, a calda de açúcar, o creme de confeiteiro, a ganache e a compota de laranjas. Se o creme de confeiteiro estiver muito firme, bata na batedeira apenas para alisar.

2. Coloque o fundo removível de uma das fôrmas sobre uma grade e apoie o disco sobre o fundo. Corte o topo com uma faca de confeiteiro (ou de pão bem longa) para nivelar. Use o fundo de fôrma como suporte para transferir o disco para o prato de bolo. Com um pincel, espalhe a calda de açúcar sem encharcar a massa. Isso vai evitar que ela quebre. Notou que estamos usando o fundo removível como se fosse uma espátula passa-bolo?

3. Coloque no centro do bolo metade da quantidade do creme. Com a espátula de confeiteiro (ou as costas de uma colher) espalhe uma camada lisa e uniforme, levando o creme para até 1 cm das bordas, sem deixar escorrer pelas laterais. Lembre-se de que o peso das camadas de bolo irá espremer o creme.

4. Para a próxima camada de bolo, repita os passos feitos sobre a grade e em seguida acomode o disco sobre o creme que está cobrindo o primeiro bolo. Pincele com mais calda e cubra com o restante do creme.

5. Para o último bolo, repita os mesmos passos até colocar o disco no topo. Com a espátula de confeiteiro, espalhe a ganache de chocolate, decore com a compota de laranjas kinkan e sirva a seguir.
Sugestão de
cardápio